15 de junho de 2021

Semana Estadual de Direitos Humanos começa domingo

 Semana Estadual de Direitos Humanos começa domingo

Ilustração

Ilustração

Uma tarde de domingo para ampliar conceitos e práticas de inclusão, convivência mútua e respeito às diferenças. Este é o convite do Governo do Estado para que os maranhenses possam vivenciar, na abertura da Semana Estadual de Direitos Humanos, uma programação cultural inclusiva, que inicia com uma caminhada pela passagem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste domingo (03), a partir das 15h, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Reserva do Itapiracó, em São Luís.

A promoção é da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD). A programação completa no site da Sedihpop: www.sedihpop.ma.gov.br.

Na programação, atividades esportivas, oficinas artísticas e diversas atrações culturais, propondo a reflexão sobre as condições que possibilitam mudanças transformantes rumo à sociedade inclusiva para pessoas com deficiência, conforme está previsto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para a secretária adjunta dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Sedihpop, Beatriz Carvalho e Silva, o diálogo entre a sociedade civil e o poder público tem garantido avanços e conquistas das políticas de acesso a direitos, e que a data propõe sobretudo o estímulo à convivência e ao afeto entre as pessoas na diversidade.

A ativista Liane Souza estará no evento, acompanhada do filho Carlos Eduardo, de 29 anos e com paralisia cerebral. Ela estará na oficina de pintura facial, às 16h, na Praça da Família (dentro da APA do Itapiracó). Para ela, a data é um marco importante mundialmente. No mesmo local, às 17h, haverá também prática de yoga com a iniciativa “Pare, olhe e sinta”, com a instrutora Larissa Dualibe.

Na quadra poliesportiva, às 17h, o grupo de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) vai promover um aulão de zumba e oficinas esportivas de para desporto, com disputa de golbol e handebol, para quem quiser exercitar o corpo, com a participação de mais de 40 atletas do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CDMCA).

Em seguida, às 18h, o professor Vilson vai realizar oficina de jogos teatrais e o capoeirista Nando Marley, que há 21 anos integra a Escola de Capoeira Mandigueiros do Amanhã, conduz um aulão de capoeira inclusiva.

A programação do domingo encerra às 19h, com o show “Flores de Aço”, das cantoras Andrea Frazão e Anastácia Lia e a banda do Bloco Afro Akomabu, na Praça da Família.

Semana de Direitos Humanos

A programação da Semana Estadual de Direitos Humanos prossegue até o dia 10 de dezembro, com atividades em escolas, praças e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este ano, a programação vai debater o tema “Desenvolvimento, uma questão de direitos humanos”, como forma de ampliar a reflexão sobre o conceito de desenvolvimento social na perspectiva da garantia dos direitos humanos.

Por meio da campanha digital #IssoÉDireitosHumanos, a iniciativa da organização do evento é mobilizar a participação social e o debate tanto no evento quanto nas redes sociais envolvendo a importância da pauta dos direitos humanos no estado do Maranhão, com o objetivo principal de desmitificar preconceitos, por meio de conteúdos sobre respeito, igualdade e promoção de direitos. Em tempos de crise e discursos de ódio a ação se faz necessária para promover informações acertadas, debate e empatia nas redes. A ação será realizada do dia 1 a 10 no grupo 10 Dias da Campanha Digital #IssoéDireitosHumanos no Facebook e instagram Direitos Humanos Maranhão.

Programação

15h

Concentração para Caminhada em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Local: Entrada da APA do Itapiracó

Varal com exposição de camisetas

Local: Praça da Família

16h

Dinâmica de pintura para crianças com o grupo do CDPAE

Local: Praça da Família

17h

Aulão de zumba com o grupo da Equoterapia da PMMA

Local: Praça da Família

Oficinas esportivas de modalidades do Paradesporto (golbol e handbol)

Local: Quadra poliesportiva da Praça da Família

Iniciativa Pare, Olha, Sinta, com prática de yoga, com a instrutora Laissa Duailibe

Local: Praça da Família

18h

Escola de Capoeira Mandingueiros do Amanhã

Local: Quadra poliesportiva da Praça da Família

19h

Show Flores de Aço, das cantoras Andrea Frazão e Anastácia Lia e a banda do bloco Afro Akomabu

Local: Praça da Família

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *