23 de abril de 2021

Semana do Meio Ambiente começa com implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino

 Semana do Meio Ambiente começa com implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino
(Foto: divulgação)

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente foi realizada nesta segunda-feira (04) no Parque do Bom do Menino. Plantio e distribuição de mudas de ipês marcaram o inicio das ações alusivas à data, coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com apoio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e com o envolvimento ainda da Secretaria Municipal de Educação e Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

A semana prossegue até sexta-feira (08) e reforça as ações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (05). O evento também marca o início da implementação do Plano de Manejo do Parque do Bom Menino, concluído em abril deste ano.

As iniciativas previstas no plano de gestão da área envolvem tanto questões relativas à arborização da área, a conservação do ambiente como atividades esportivas e de lazer desenvolvidas no espaço, entre outras ações.

O plano também estabelece a criação de corredores ambientais que liguem os parques do Bom Menino e do Diamante, por meio do plantio de árvores regionais que atraiam determinadas espécies de pássaros, atividade propícia à prática do birdwatching, que se constitui na observação de aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente.

Ainda como parte das ações programadas para a Semana do Meio Ambiente em São Luís, foi inaugurado o corredor de ipês no Parque do Bom Menino. Mudas de diversas espécies da árvore começaram a ser plantadas, circundando parte do parque.

A Semana do Meio Ambiente contempla ainda atividades de estímulo e conscientização da comunidade sobre a importância da preservação ambiental para proteção dos recursos naturais e o bem-estar da população. Entre as ações estão a realização de rodas de conversa, oficinas de materiais recicláveis, atividade de pintura e cineminha ambiental com vídeos sobre a preservação ambiental.

Nesta terça-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ainda plantio de mudas no Parque do Bom Menino, das 14h às 17h; oficinas de confecção de brinquedos elaborados com materiais recicláveis. Ainda na programação do dia, atividades com jogos educativos, debate sobre resíduos sólidos em roda de conversa, distribuição de mudas e abraço simbólico em uma árvore do parque.

A importância da preservação ambiental também será reforçada durante as atividades de contação de histórias sobre o tema ‘Pé de Livro’, realizada na manhã de quarta-feira (06). Na quinta-feira (07), o público participa de trilha ecológica e, ainda, do musical ‘Aprendendo e Preservando o Meio Ambiente Através da Música’. No encerramento, sexta-feira (08), a palestra ‘A Semmam e o atual cenário ambiental em âmbito municipal’ será realizada para alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Durante a semana ambiental, o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), parceiro do evento, também vai realizar oficinas de reciclagem com uso de garrafas pet, caixas de papelão, garrafas de plástico e vidro, além de pneus.

0 Reviews