20 de junho de 2021

São Luís realiza hoje Dia D de vacinação

 São Luís realiza hoje Dia D de vacinação

Vacinação contra poliomielite e sarampo acontece neste sábado (Divulgação)

Vacinação contra poliomielite e sarampo acontece neste sábado (Divulgação)

Por determinação do Ministério da Saúde, os municípios que não atingiram 95% de cobertura vacinal entre os dias 1º e 31 de agosto, promovem hoje o Dia D de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Em São Luís, as ações acontecem em todos as Unidades Básicas de Saúde e nos shoppings da capital.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde evidenciam que pelo menos 32% das crianças, entre um e cinco anos de idade, ainda não foram protegidos contra sarampo e poliomielite em São Luís.

O objetivo é imunizar 95% do público-alvo. Por isso a campanha, que terminaria ontem, foi prorrogada por mais um dia. Até a última quinta-feira (30), 417.403 crianças foram vacinadas no Maranhão e apenas 49 municípios alcançaram a meta antes do fim da campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os estados somente o Amapá atingiu o número ideal.

O Dia D acontece hoje, em todos os postos de saúde de São Luís e mais 167 municípios do estado, das 8h às 12h. Na capital, ações de imunização também serão realizadas entre as 15h e 19h nos shoppings Rio Anil, São Luís e da Ilha, para alcançar 61.080 crianças. Para garantir a imunização, é necessário apresentar a carteira de vacinação.

Campanha
Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews