23 de abril de 2021

São Luís tem uma das seis ruas mais bonitas do país

 São Luís tem uma das seis ruas mais bonitas do país
Conjunto arquitetônico da rua do Giz ajudou São Luís a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco. — Foto: Divulgação/Casa Vogue

A rua do Giz, localizada no coração do Centro Histórico de São Luís, foi eleita a sexta rua mais bonita do país pela revista Casa Vogue, especializada em arquitetura e decoração.

O local é uma das representações mais emblemáticas da história da construção da capital maranhense e abriga um conjunto arquitetônico secular.

Nas paredes, estão traços da colonização portuguesa nos azulejos e na escadaria de cantaria com 32 degraus. Toda a beleza e charme da rua do Giz a transformou em um dos pontos turísticos mais famosos de São Luís.

Segundo historiadores, o nome da rua teria surgido porque no local havia uma argila branca escorregadia, que gerava uma espécie de pó. Durante o apogeu cultural de São Luís, a rua foi abrigou casas comerciais importantes que atraiam pessoas de todas as partes do Maranhão.

“Ela é muito representativa, desde as escadarias de pedra, aos conjuntos de arquitetura urbana e com a importância do comércio. Grande parte das casas comerciais no apogeu de São Luís foram instaladas nessa rua. É muita história. E a arquitetura é homogênea, mostra que o nosso conjunto está preservado, não tem esse negócio que foi destruído. E essa rua é a prova disso”, diz Luiz Phelipe Andrés, membro do conselho consultivo do Iphan .

Por conta da sua história, a rua do Giz tem importantes prédios que contribuíram para que São Luís recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.

“O conjunto da rua do Giz, por ter sido mantido tão intacto, ele é muito representativo. E quando a missão da Unesco visitou São Luís, no primeiro contato no processo de reconhecimento do Patrimônio da Humanidade, o primeiro que causou impacto é a beleza para quem chega no alto da Praça Benedito Leite. A tarde, quando o sol está batendo aqui nas fachadas, tem um impacto nessa rua pela sua elegância, pelo ritmo das fachadas e a harmonia da arquitetura que foi mantida praticamente com o mesmo padrão da época”, explica Luís Phelipe.

De importância histórica e com um charme, a rua é um convite para um belo registro. A elegância e imponência do local, fez com que ela fosse parar nas redes sociais de quem visita o local. O conjunto arquitetônico que impressiona pela beleza, é motivo de orgulho e conta o passado histórico de São Luís com charme.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *