17 de junho de 2021

São Luís ganhou quase 10 mil habitantes em um ano

 São Luís ganhou quase 10 mil habitantes em um ano

A mais recente estimativa populacional divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que São Luís é a 15ª cidade mais populosa no Brasil, com um total de 1.091.868 pessoas. A capital maranhense e a cidade de Imperatriz, que é a segunda mais populosa do estado, respondem juntas por aproximadamente 20% de toda a população do Maranhão.

Os dados do IBGE mostram que a taxa de crescimento da população, na capital maranhense, foi de 0,82%, passando de 1.082.935 em 2016 para 1.091.868 em 1º de julho de 2017, data de referência desse último estudo.

Os dados do instituto trazem as análises referentes à Região Metropolitana de São Luís, que é a 19ª mais populosa de todo o país, com um total de 1.619.377 habitantes. Deve-se levar em consideração que, para essa região metropolitana, estão sendo considerados 13 municípios: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, Alcântara, Bacabeira, Axixá, Morros, Icatu, Presidentes Juscelino, Cachoeira Grande, e Santa Rita.

Importância
“A divulgação das estimativas populacionais atende a um dispositivo legal tendo o TCU [Tribunal de Contas da União] como um dos receptores. É baseada nessa pesquisa que o TCU vai promover o rateio do Fundo de Participação dos Municípios”, explicou José Reinaldo Barros Ribeiro, tecnologista de informações geográficas e estatísticas do IBGE no Maranhão.

Para muitos municípios, o Fundo de Participação é a grande fonte de receitas. Já para as capitais são levados em consideração outros fatores como o Produto Interno Bruto (PIB). “Os municípios têm um prazo de 20 dias para recorrer da estimativa populacional junto ao IBGE. Depois, o IBGE tem até o final de outubro para divulgar a nova estimativa, que pode ou não ter sofrido uma alteração”, completou Reinaldo Barros.

Somente a capital maranhense, com 1.091.868 habitantes, responde por 15,6% do total populacional de todo o Maranhão, que é de 7.000.229, até o dia 1º de julho. Os quatro municípios mais populosos do estado (São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar e Timon) detêm aproximadamente 25% da população de todo o Maranhão.

Os dados mostram que 124 municípios têm menos de 20 mil habitantes. O município com menor população do estado é Junco do Maranhão, localizado na micror­região geográfica do Gurupi, oeste do estado, com 3.237 habitantes segundo estimativa de população para 1° de julho de 2017.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *