15 de junho de 2021

São Luís completa 405 anos de história

 São Luís completa 405 anos de história
Com mais de quatro séculos, cidade reúne atrativos retratados como Patrimônio Cultural da Humanidade (Foto: Arquivo)

Considerada um dos mais belos destinos turísticos do País, São Luís, capital do Maranhão, completou 405 anos nessa sexta-feira (8). Com mais de quatro séculos de história, a cidade reúne atrativos retratados como Patrimônio Cultural da Humanidade, além do maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina.

O Centro Histórico do local conta com cerca de 4 mil imóveis dos séculos XVIII e XIX. Entre os mais emblemáticos estão o Palácio dos Leões, a Catedral da Sé, o Convento das Mercês, a Casa das Minas e o Teatro Artur Azevedo.

LEIA TAMBÉM:
Confira a programação dos 405 anos de São Luís

São Luís foi fundada em 1612 por uma expedição francesa, cujo objetivo era estabelecer uma colônia na região. Com a expulsão deles, em 1615, a cidade passou ao domínio dos portugueses. Mas, em 164, foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.

Capital maranhense tem o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina (Foto: Arquivo)

INTERATIVIDADE
Qual o presente você daria para São Luís nestes 405 anos? Dê sua opinião com um comentário.

A mistura de povos gerou no local um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana e é popularmente chamada de capital brasileira do reggae.

Outro ponto forte é a culinária, que oferece pratos como o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão. Os sorvetes de açaí, tapioca e de bacuri também estão entre as receitas apreciadas no local.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *