17 de junho de 2021

São José de Ribamar vive onda de violência

 São José de Ribamar vive onda de violência

Nove pessoas já foram mortas a tiros ou por arma branca este mês no município (Foto: Nunes Colunista)

Nove pessoas já foram mortas a tiros ou por arma branca este mês no município (Foto: Nunes Colunista)

Nove pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca este mês em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís. Em um intervalo de 24 horas ocorreram dois assassinatos e três tentativas de homicídios na cidade. O último registro ocorreu na noite de terça-feira, 28, em Moropoia, e a vítima foi Luís Fernando Correa dos Reis, de 24 anos. Nessa ação criminosa, duas mulheres ficaram feridas, uma delas, de 20 anos, gestante de 4 meses, foi atingida por estilhaços na barriga, enquanto a outra, de 22 anos, levou um tiro na mão. As informações são de O Estado.

“A maioria desses crimes ocorridos em São José de Ribamar, tem relação com rixas entre facções criminosas”, disse o tenente-coronel Jessé Costa, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar. Segundo ele, “Luís Fernando era faccionado, ex-residente na área Itaqui-Bacanga e estava há pouco menos de um mês na cidade”. A vítima já teria, inclusive, presa pela Polícia Militar.

No início da noite de terça-feira, as vítimas foram abordadas na porta da sua residência por três criminosos que chegaram atirando e atingiram Luís Fernando e as mulheres. Os baleados foram levados para o hospital da cidade, mas Luís Fernando já chegou sem vida. As outras vítimas foram submetidas a tratamento cirúrgico e não correm risco de morte. “A grávida era mulher de Luís Fernando, enquanto a outra era irmã dele”, explicou o militar.

Investigação

Policiais da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) ainda ontem tentavam identificar os acusados de terem matado a tiros o faccionado Mateus Felipe Passos dos Santos. De acordo com as informações da polícia, o crime foi praticado por dois criminosos, na Vila São José, na noite de segunda-feira, 27.

Ainda na manhã de terça-feira, 28, outro membro de uma facção, identificado como “De Menor”, foi baleado e golpeado a facão, próximo ao Porto do Vieira. Ele foi levado primeiramente para o hospital da cidade e transferido em seguida para o Hospital Municipal Socorrão II, onde permanece em estado grave. “No Porto do Vieira é intenso a comercialização de droga e a presença de integrantes de facções criminosas”, declarou o tenente-coronel Jessé Costa, chefe do 13º BPM.

Outro crime de repercussão ocorreu no dia 23 com a execução do presidiário do regime semiaberto, Luís Carlos Mendonça Mendes, 30 anos, nas proximidades da casa de sua companheira, Jaraci Carvalho, no bairro Oiteiro, naquela cidade.

A vítima estava vindo da unidade prisional e ao descer do coletivo e se dirigir à casa de sua companheira, levou vários tiros. Jaraci Carvalho ainda ouviu os tiros e ao abrir a porta encontrou Luís Carlos baleado. Ele ainda foi levado para a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, mas morreu antes de chegar ao hospital. Há informações que os criminosos fugiram correndo com a arma em punho.

Combate

O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar afirmou que o policiamento ostensivo nessa área tem sido intensificado, inclusive, com a participação do efetivo dos batalhões do Choque e da Rotam. As incursões e as blitzes estão sendo realizadas de forma diária visando combater essa onda de criminalidade e proporcionar a sensação de segurança nessa localidade. O trabalho da polícia, segundo o comandante, atinge, inclusive, as escolas para garantir segurança aos alunos.

Entenda

Assassinatos este mês em São José de Ribamar

Dia 3: Augusto Pablo Cardoso Martins, de 25 anos, no Vieira

Dia 7: Claudenilson Brandão Castro, de 28 anos, na Vila Roseana Sarney

Dia 14: Mikael Willame Moraes Costa, de 18 anos, na Vila Alcione Nazaré

Dia 16: Joan Pereira Amorim, de 29 anos, na MA-201, no Pindaí

Dia 19: Miercio Bruno de Sousa, o Batatão, de 36 anos, no Novo Cohatrac

Dia 21: Ivanildo Vieira Castro, de 33 anos, no Parque Jair

Dia 23: Luís Carlos Mendonça Mendes, de 30 anos, no Oiteiro

Dia 27: Mateus Felipe Passos dos Santos, de 21 anos, na Vila São José

Dia 28: Luís Fernando Correa dos Reis, de 24, no Moropoia

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews