27 de julho de 2021

Roubos a bancos diminuem no Maranhão

 Roubos a bancos diminuem no Maranhão

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Os números de roubos a bancos reduziram no Maranhão, revelou o 11° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado esta semana. O documento é referência para elaboração de estatísticas nacionais na área de segurança. De acordo com os levantamentos, essa modalidade de crime caiu 48% entre 2015 e 2016.

O relatório conta com informações cedidas dos governos estaduais, Tesouro Nacional, Polícias Civil e Militar e demais órgãos da Segurança Pública, e é feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo o Anuário, enquanto em 2015 os roubos a banco totalizaram 152, no ano seguinte, com as medidas de ação direta promovidas pelo Governo do Estado, os registros caíram para 79. Os municípios do interior são os principais alvos das quadrilhas, devido a fragilidade estrutural e segurança precária das agências.

No período, as prisões de assaltantes de bancos aumentaram 63,5%. Em 2016, a Seic desarticulou várias quadrilhas interestaduais de roubo a banco, prendendo 237 suspeitos. Número maior que os de 2015, quando 145 pessoas foram detidas por este crime. Os dados ultrapassam também os de 2014, que totalizou 112 suspeitos detidos.

Ações estratégicas

A Seic executa a operação Maranhão Seguro, com apoio da Polícia Militar, que monitora as agências em dias de maior movimentação nas agências, intensificando o monitoramento em datas de pagamento de pessoal, por exemplo; estendendo a ação de policiamento às áreas do entorno. Os casos são investigados pelo Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), que possui equipe especializada e treinada para combater esta modalidade criminosa.

O departamento realiza abordagens em pontos estratégicos, monitoramento de grupos e pessoas suspeitas e orienta na segurança das instituições bancárias. O Serviço de Inteligência também contribui na desarticulação das quadrilhas.

As operações, também, contam com apoio de equipes da Companhia de Operações de Sobrevivência em Área Rural (Cosar-PM), grupo treinado especificamente para combater ocorrências deste tipo no interior do Maranhão.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *