3 de agosto de 2021

Reunião discute saúde de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

 Reunião discute saúde de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Para discutir a intersetorialidade da saúde na socioeducação, foi realizado uma reunião na semana passada com profissionais de diversos setores da política de saúde de órgãos responsáveis pela execução das Medidas Socioeducativas do Meio Aberto e Meio Fechado em nível estadual e municipal. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Socioeducação do Estado do Maranhão (ESMA).

A reunião teve caráter formativo sobre a legislação do atendimento socioeducativo, ocasião em que foi apresentado o que são as medidas socioeducativas de Meio Aberto, desenvolvidas pelos municípios nos Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e as privativas e restritivas de liberdade, executadas pela Fundação Nacional da Criança e do Adolescente (Funac), em São Luís, Imperatriz e Timon.

A atividade faz parte das pautas de reuniões sistemáticas deliberados pelo Grupo de Trabalho Intersetorial ‘Saúde e Socioeducação’ que tem como objetivo desenvolver estratégias de atendimento a saúde integral do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa no Maranhão.

Durante as reuniões são discutidas a responsabilidade de cada órgão, para que possam garantir o atendimento ao adolescente em cumprimento de medidas socioeducativas. Um dos encaminhamentos concretos foi o agendamento de reunião técnica entre os órgãos da Socioeducação e Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS) I, no dia 25 de janeiro para alinhamento de fluxos e rotinas de atendimentos aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Participaram da reunião representantes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac); Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) de Paço do Lumiar; Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi; Secretaria de Estado da Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas); Departamento de Atenção à Saúde Mental (DASM) da SES e Rede/SAAS/SES.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *