17 de junho de 2021

Quase 200 casos de violência sexual já foram atendidos pelo HUUFMA em 2017

 Quase 200 casos de violência sexual já foram atendidos pelo HUUFMA em 2017
Ilustração

Somente este ano, o Hospital Universitário Materno Infantil da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) atendeu quase 200 casos de vítimas de violência sexual. Segundo o hospital, a maioria desses casos é de crianças que sofrem violência praticada por pessoas da própria família.

Por mês, o hospital registrado em média 30 casos de abuso sexual, ou seja, um por dia. Todos os casos são notificados e encaminhados a Vigilância Epidemiológica, tanto do Estado quanto a do Município, mas a dificuldade ainda é quanto a procura pelos serviços, pois a maioria é feito após 72 horas da prática do abuso.

“Temos observados que as vitimas de violência sexual infelizmente procuram primeiro uma delegacia para a formalização do boletim de ocorrência e com isso perdemos o tempo de ação terapêutica. O ideal é que a vitima seja levada imediatamente para o hospital antes das 72 horas”, explica Vânia Cantanhede, chefe de Gestão do Cuidado – HUUFMA.

Este ano, até o mês de outubro, já foram contabilizados 187 atendimentos. Desse total, 48 vítimas são crianças, 111 adolescentes e 28 de mulheres. Se comparado ao ano anterior, houve um aumento de 21 casos em relação ao registrado em 2016, que foi de 166 casos. Em 2015, foram 137 atendimentos.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *