3 de agosto de 2021

Promotor destaca trabalho em conjunto no enfrentamento à criminalidade

 Promotor destaca trabalho em conjunto no enfrentamento à criminalidade
Cláudio Cabral apresentou dados sobre violência (Foto: Rodrigo Freitas)

O promotor de justiça José Cláudio Cabral Marques, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOp-Crim) apresentou, ontem, durante audiência pública sobre o “Diagnóstico da criminalidade na grande ilha de São Luís”, realizada na Câmara Municipal de São Luís, o trabalho de georreferenciamento de crimes, que está sendo desenvolvido e subsidiando o diagnóstico criminal da capital maranhense. Esse trabalho, segundo o promotor, faz a associação entre os crimes ocorridos e os locais onde eles aconteceram.

Cláudio Cabral enfatizou a importância do cruzamento dos dados obtidos com outras informações, como o contexto socioeconômico das comunidades.

“Dessa forma, consegue-se tratar um panorama mais real da criminalidade e trabalhar no desenvolvimento de estratégias de combate ao problema”, sugeriu.

O promotor de justiça ressaltou ainda o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido entre Ministério Público, Imesc, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Câmara Municipal. O Legislativo Municipal, por exemplo, viabilizou a aquisição do software necessário à implantação do projeto.

Para o coordenador do CAOp-Crim, a mudança na realidade de violência vai além do aumento de contingente policial ou de viaturas e armamentos. “É preciso que se adote novas estratégias, utilizando-se de quatro Is: informação, inteligência, investigação e integração”, declarou.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antônio Santos Amorim, que representou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, também ressaltou a importância da integração entre as diversas instituições e o uso de estratégias de inteligência no combate à criminalidade. A esses fatores, Marco Amorim acrescentou o controle social e a transparência como indispensáveis não só na segurança pública quanto no combate à corrupção.

A iniciativa do encontro foi do presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), em parceria com o Ministério Público do Maranhão, Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e Secretaria de Estado da Segurança Pública.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *