20 de junho de 2021

Professores apresentarão artigo científico em congresso internacional

 Professores apresentarão artigo científico em congresso internacional

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Professores da rede municipal de ensino de São Luís tiveram trabalho aprovado para o IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares que este ano traz o tema ‘Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade’. O Colóquio ocorrerá no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018.

Com o tema ‘A escrita de um currículo de matemática escolar: o caso da rede municipal de Educação de São Luís’, os professores Waléria de Jesus Barbosa Soares, doutora em Ciências e Matemática pela Unicamp e Carlos André Bogéa Pereira, doutor em Educação pela Universidade São Francisco, irão representar São Luís no evento apresentando um artigo científico em comunicação oral sobre o assunto enquadrado em um dos 16 eixos temáticos do colóquio. O artigo será publicado em uma revista portuguesa que só será anunciada no momento do evento.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destaca a importância do envolvimento dos educadores na conferência. “A apresentação desse trabalho é um ganho para a educação de São Luís, testemunho de que é no ensino, na pedagogia que é preciso apostar quando se quer impulsionar o crescimento e o progresso de uma sociedade”, disse o titular da Semed.

A professora Waléria de Jesus Barbosa Soares explica que o interesse em participar do Colóquio se deu por meio do trabalho que está sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação (Semed), para atualizar a Proposta Curricular da Rede Municipal de São Luís com referência à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento propõe um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais, no qual, todos os estudantes brasileiros deverão desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica a partir de 2020.

Espaço

O colóquio é um espaço onde professores, pesquisadores e estudantes promovem debates sobre questões curriculares de outras regiões luso-falantes. Envolve todos os países que falam línguas portuguesa no mundo e que tratam da questão curricular. “O objetivo do congresso é dialogar sobre o que os países estão produzindo com relação ao currículo e quais são as novidades, como estão implantando essas informações nas questões curriculares das escolas”, explicou Waléria.

Carlos André Bogéa Pereira, ressaltou que dentro do Maranhão, a rede de ensino de São Luís está com o trabalho muito avançado. “Nada melhor do que levar este trabalho avançado para o mundo, para os outros países conhecerem o que acontece no nosso estado, principalmente, em nossa cidade. A gente colocou em pauta um trabalho relacionado a base e o que estamos desenvolvendo ao longo das reuniões de atualização do currículo da rede na área de matemática, o que será essencial na garantia para que os alunos tenham conhecimentos determinados e assim, também, contribuir na melhoria dos nossos indicadores”.

0 Reviews