10 de agosto de 2020

Prefeitura de São Luís avança com obras de urbanização do entorno do canal Cohab/Cohatrac

 Prefeitura de São Luís avança com obras de urbanização do entorno do canal Cohab/Cohatrac

A Prefeitura de São Luís investe no maior programa de infraestrutura da história de São Luís com um grande pacote de obras que estão mudando o aspecto urbanístico da capital. Uma delas é a urbanização do canal Cohab/Cohatrac, obra que o gestor vistoriou nesta terça-feira (30). No local estão sendo construídas praças de lazer e esporte, quadras poliesportivas, academias de ginástica ao ar livre e campo de futebol society com gramado sintético, além de serviços de drenagem e outras benfeitorias que, no total, chegarão a 22 mil m² de área construída ao longo dos quase 2 km de extensão do canal. A ação integra o programa São Luís em Obras.

“Com o amplo pacote de obras em execução temos frentes de serviço em andamento em várias regiões da cidade. São desde reforma e construção de praças, pavimentação, drenagem, pontes, unidades de saúde, escolas, enfim, temos um volume muito grande de obras em execução pelos bairros de São Luís. Na região do Cohatrac, temos esta grande intervenção urbana e de infraestrutura, que vai propiciar mais lazer e mobilidade para a comunidade. Este local, que estava abandonado há anos, agora, vai se tornar um polo de práticas esportivas, atendendo a uma demanda antiga da comunidade e solucionando um problema histórico também, que é a questão dos alagamentos na área”, ressaltou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e do presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Fábio Henrique Carvalho.

As obras no canal Cohab/Cohatrac estão sendo coordenadas pelo Impur. “Este era um local descampado que a gestão do prefeito Edivaldo está transformando, dando uma nova vida. O canal da Cohab/Cohatrac está dividido em cinco áreas, sendo que hoje estamos urbanizando a área 4, que está com obras mais avançadas, onde estamos construindo cerca de 7 mil m² de benfeitorias como quadras poliesportivas, passeios, academias ao ar livre. Paralelamente, já estão em andamento as primeiras ações nas áreas 1 e 5. No somatório, chegaremos a 22 mil m² de construções na região”, explicou Fábio Henrique Carvalho.

A previsão é de que, até o fim do ano, seja entregue para comunidade um complexo de quadras, pistas de caminhada, paisagismo renovado, iluminação moderna e a recomposição de um canal auxiliar de drenagem com 2 km de extensão, para minimizar os impactos do período de chuvas. “Esta é uma reivindicação antiga de toda a comunidade, principalmente a questão da drenagem e das melhorias no canal de escoamento, pois há historicamente um problema de alagamentos de imóveis e residências em períodos de chuva nesta região”, comentou Émerson Roberto Cunha, morador da área há 40 anos.

MAIS AÇÕES

A região que compreende Cohab e Cohatrac terá mais de 30 novas praças, além de outras ações do programa São Luís em Obras, como asfaltamento de ruas e avenidas. No Cohatrac, por exemplo, já foram beneficiadas mais de 40 vias do bairro e adjacências, em cerca de 12 km de asfalto.

Ressalte-se que, além do Cohatrac, no quesito pavimentação, por toda a toda a cidade, a Prefeitura já asfaltou mais de 80 bairros contemplando mais de mil ruas em bairros como Vinhais, Planalto Anil, Angelim, Cohajap, Bela Vista, Cohama, Rio Anil, Alemanha, Ipase, Vila Bacanga, Filipinho, Camboa, Liberdade Sacavém, Planalto Pingão, Recando dos Vinhais, Centro, João Paulo, Coheb, Sacavém, Tirirical, São Francisco, Ilhinha, Ponta do Farol, Renascença, Vila Jaguarema, Santo Antônio, Pirapora, Tiradentes, Maria Aragão, Alexandra Tavares, Orquídea, Santa Efigênia, Geniparana, Alto da Esperança, Vila Industrial e Vila Primavera e outros.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto do ano passado, o mais amplo projeto de intervenção urbanística já implantado na história da cidade, com obras de infraestrutura, reforma e requalificação de espaços públicos, como pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, construção de Ecopontos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação da área central da cidade, entre outras.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

Fonte: SECOM PMSL

Digiqole ad

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *