20 de abril de 2021

Portugal entra em confinamento parcial por duas semanas

 Portugal entra em confinamento parcial por duas semanas
Passageiros usam máscara em bonde em Lisboa, capital de Portugal, em junho — Foto: Rafael Marchante/Reuters

A maior parte de Portugal entrou em um novo confinamento nesta quarta-feira (4) para tentar frear a segunda onda de Covid-19. As regras são mais flexíveis do que no início do ano, mas o governo ainda pode impor medidas mais rígidas para conter a propagação do vírus.

O novo confinamento vai durar pelo menos duas semanas. Ele foi anunciado no sábado (31) pelo primeiro-ministro António Costa e inclui 121 das 308 áreas do país, ou seja, 70% de uma população de quase 10 milhões de habitantes.

Ao contrário do confinamento na primavera (hemisfério norte), as escolas permanecerão abertas. Estabelecimentos comerciais e restaurantes devem fechar mais cedo, assim como centros culturais.

Costa defendeu na segunda-feira (2) a declaração do estado de emergência de saúde, que será aprovado pelo Parlamento nos próximos dias, “para resolver as dúvidas jurídicas” que podem ser provocadas pelas medidas restritivas.

O Executivo deseja garantir que, do ponto de vista legal, pode limitar a liberdade de circulação das pessoas, como por exemplo instaurar um toque de recolher durante o fim de semana.

Como outros países europeus, Portugal está vivendo um aceleração da epidemia de coronavírus, que supera a primeira onda em número de contágios diários e de pessoas hospitalizadas. (Com informações do G1)

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 99121-5205.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *