21 de abril de 2021

População participa de ação preventiva de testagem rápida para hepatites virais

 População participa de ação preventiva de testagem rápida para hepatites virais

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofereceu aos usuários da Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme) e a população em geral a oportunidade de realizar teste rápido para hepatites virais nesta segunda-feira (28).

A ação do Governo do Estado integra a IV Semana Estadual de Prevenção e combate às Hepatites Virais, que se encerra na quarta-feira (30). Também foram feitos testes para HIV/Aids e sífilis.

As hepatites virais são doenças silenciosas, ou seja, nem sempre apresentam sintomas. Quando eles aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem.

A hepatite é a inflamação do fígado. Atualmente, é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil e no mundo. Quando não tratadas, as doenças podem se tornar crônicas e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

O teste deve ser feito por qualquer pessoa. Contudo, devem procurar realizar o teste quem praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D); pessoas em condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E); quando houve transmissão sanguínea, da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D); pessoas com mais de 40 anos de idade; e que frequente hemocentros.

0 Reviews