6 de maio de 2021

Ponte que liga Paulino Neves a Barreirinhas é entregue pelo Governo

 Ponte que liga Paulino Neves a Barreirinhas é entregue pelo Governo

Ponte sobre o Rio Novo (Foto: Gilson Texeira/ Agência de Notícias)

Ponte sobre o Rio Novo (Foto: Gilson Texeira/ Agência de Notícias)

A população do município de Paulino Neves ganhou na última sexta-feira (13) a nova ponte que dá acesso ao município de Barreirinhas. A obra faz parte de uma série de investimentos feito pelo Governo do Estado nas cidades de Araioses, Água Doce e Paulino Neves, municípios localizado na região do Delta das Américas.

O Ponte sobre o Rio Novo é uma ligação estratégica que, além de garantir maior segurança e ser mais uma opção de mobilidade, tem o objetivo de fomentar e ampliar o potencial turístico do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma de nossas atrações de renome mundial.

“A ampliação da Rodovia, ligando Barreirinhas a Paulino Neves, é mais que uma estrada, é um corredor, por onde vai circular, o desenvolvimento do Maranhão. Uma real demonstração de compromisso com o turismo e a valorização da nossa gente”, afirmou o governador Flávio Dino, em pronunciamento durante a solenidade de entrega da Ponte.

“É uma grande ação de mobilidade urbana para garantir o acesso de milhares de pessoas do município de Paulino Neves a regiões do entorno. Era uma obra muito esperada pela comunidade”, ressaltou o secretário estadual da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

PONTE SOBRE O RIO NOVO

(Foto: Gilson Texeira/ Agência de Notícias)

A nova ponte, de concreto, mede 140 metros de extensão e 12 de largura, possibilitando a passagem de vários veículos por vez e suportando transportes de carga, caminhões e outros de grande porte. Foram construídas ainda duas pistas, ciclovia e área protegida para pedestres.

A construção da estrutura faz parte das ações integradas que visam facilitar o acesso à Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos mais desejados do país, ligando a cidade à Barreirinhas.

PRÓXIMO PASSO

O próximo passo é pavimentar a estrada que vai de Paulino Neves até Barreirinhas. A estrada possui 34 quilômetros e será pavimentada e sinalizada. A via se integra ao circuito entre Barreirinhas e o Parque Nacional de Jericoacoara, passando ainda pela área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba. Essa nova possibilidade de acesso diminui o trajeto entre Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses.

“A pavimentação da via que liga Paulino Neves a Barreirinhas vai ser toda feita em novembro. A empresa Ômega vai fazer um terço da obra, nós vamos fazer a outra parte. Juntando as nossas forças, vamos ter uma das estradas mais bonitas do Brasil. Nós vamos fazer um mirante”, disse Flávio Dino.

Para o prefeito do município de Paulino Neves, Roberto Maues, a obra é muito importante para o desenvolvimento do município. “Este é um momento ímpar na história de Paulino Neves, o governador falou e cumpriu. Nós estamos na Rota das Emoções, essa ponte viabiliza o turismo na região”, ressaltou Roberto Maues.

A Rota das Emoções envolve 14 municípios, sendo o Maranhão com o maior número de cidades participantes – Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro, Tutóia, e, neste novo ciclo, a inclusão do município de Água Doce do Maranhão. “Além de estimular e oferecer possibilidade de turismo, também vai beneficiar o transporte de carga, que terá ganho em tempo e economia de recursos”, lembrou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto. A rodovia encurtará em 400 quilômetros o trajeto entre o Maranhão e os estados incluídos na Rota das Emoções.

ECORODOVIA

Com as obras realizadas pelo Governo do Maranhão, o acesso entre Paulino Neves e Barreirinhas será transformado na primeira ecorodovia do Maranhão. Estão sendo pavimentados 36 quilômetros da MA 315.

Para a realização do serviço de pavimentação, será utilizado o material conhecido como bloquete para as áreas habitadas e asfalto nos demais trechos. Além disso, na Região dos Pequenos Lençóis serão construídos pórticos, placas com informações turísticas, recuos para estacionamento e um mirante à beira da Lagoa do Salgadinho.

A obra para construção da primeira ecorodovia do Maranhão está sendo possível a partir de compromisso firmado entre o Governo do Estado e a Omega Energia, empresa responsável pela implantação do primeiro parque eólico do Maranhão, o complexo Delta 3 entre as cidades de Paulino Neves e Barreirinhas.

0 Reviews

2 Comentários

    Avatar
  • Ótima notícia! Mas será que esta pavimentação termina antes do fim desse ano, visto que em janeiro eles alegam período de chuva…Passei agora no final de outubro e só vejo as equipes trabalhando na colocação desses bloquetes, asfalto que é bom…nada! Espero que iniciem as obras mesmo nesse mês de novembro como mencionado na matéria.

  • Avatar
  • Estou pensando em viajar pela MA315. Quando ela ficará totalmente concluída para que eu possa ir de São Luis até Fortaleza pela rota das emoções?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *