9 de maio de 2021

Petrobras anuncia o terceiro aumento da gasolina em uma semana

 Petrobras anuncia o terceiro aumento da gasolina em uma semana
(Foto: Verislene Alves)

A Petrobras anunciou, na manhã desta segunda (04), um novo aumento nos preços dos combustíveis nas refinarias. Desta vez, o diesel sobe 0,1% e a gasolina 3,3%. O reajuste entra em vigor a partir de zero hora desta terça-feira (05).

Em nota à imprensa, a Petrobras explicou que, com os impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços.

Nas últimas semanas, o cenário internacional não tem sido favorável e esta já é a terceira vez que a Petrobras aumenta a gasolina e o diesel em menos de uma semana:

– no dia 29 de agosto (terça-feira passada) houve aumento de 1,1% na gasolina e 0,4% no diesel
– no dia 1º setembro (sexta-feira passada) houve aumento de 4,2% na gasolina, o maior reajuste desde a implantação da nova política de preços.

Considerando os reajustes anteriores, a gasolina vendida pelas refinarias da Petrobras ficará 11% mais cara do que no fim de agosto. Já o diesel, terá o sexto aumento seguido, com alta acumulada de 8,9%.

Aumentos sucessivos

Pela política de preços adotadas hoje pela Petrobras, os reajustes nos valores da gasolina e do diesel podem ser feitos até diariamente, desde que não ultrapassem o limite de variação de 7%, para mais ou para menos. Os rejustes são aplicados de acordo com o comportamento dos preços no mercado internacional.

Assim que essa nova política de preços foi implementada, a Petrobras chegou a baixar os preços nas refinarias por várias semanas seguidas – o que deu até uma certa esperança aos consumidores, especialmente depois da alta nos impostos sobre os combustíveis.

 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *