26 de julho de 2021

Pedro Lucas Fernandes destaca os benefícios dos ecopontos

 Pedro Lucas Fernandes destaca os benefícios dos ecopontos

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhado do gerente metropolitano e dos vereadores Osmar Filho e Raimundo Penha (Foto: Flávio Chocolate / Rádio Notícia Maranhão)

Vereadores Osmar Filho e Raimundo Penha, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas (Foto: Flávio Chocolate / Rádio Notícia Maranhão)

Neste sábado, após participar da inauguração do nono Ecoponto para descarte adequado de material reciclável na capital, o presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), vereador licenciado Pedro Lucas Fernandes (PTB), falou rapidamente ao portal RNM (Rádio Notícia Maranhão), sobre o novo equipamento público de limpeza urbana, localizado na Avenida Ferreira Gullar, no bairro do São Francisco, em São Luís.

Pedro Lucas Fernandes destacou a importância da instalação desses equipamentos urbanos para a melhoria da qualidade ambiental da cidade e ressaltou que pretende levar a iniciativas para outras cidades da Região Metropolitana de São Luís.

“Esse serviço tem sido uma iniciativa de sucesso, porque além de coletar os resíduos sólidos, serve para conscientizar as pessoas em relação preservação do meio ambiente. Estamos nos articulando para poder levar essa iniciativa para outras cidades da Região Metropolitana de São Luís. É um ‘case’ de sucesso que trabalha não só o descarte de resíduos, a geração de renda entre os cooperativados, a conscientização e a questão de saúde pública”, declarou.

A instalação dos Ecopontos atende aos ditames estabelecidos na Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão para execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, firmada pela Prefeitura com a empresa São Luís Engenharia Ambiental.

Entre outras finalidades, a ação tem ainda como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; o descarte correto de pequenos volumes; a extinção dos lixões; além de estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais descartáveis e propiciar à população um local específico para fazer a destinação do lixo reciclável acumulado em sua casa.

PROJETO
O projeto de criação dos Ecopontos foi desenvolvido para atender os geradores e transportadores de pequena quantidade de resíduos, com volumes inferiores a 2m³, transportados por veículos como pick-up, carrinhos de mão ou carroças. Os condutores de veículos de tração animal são os grandes usuários destas unidades, pois têm como principal atividade o transporte de resíduos.

Os ecopontos são instalados principalmente em áreas afetadas por grande volume de materiais descartados irregularmente, previamente catalogados pela coordenação do projeto. Os resíduos destinados a esses locais são, em grande parte, gerados através de reformas de pequeno porte, restos de poda e capina de origem domiciliar, ou ainda, móveis e eletrodomésticos velhos, que normalmente são descartados nas vias públicas.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *