31 de Maio de 2020

Patrulha Maria da Penha realizará blitz educativa em alusão ao dia do Laço Branco

 Patrulha Maria da Penha realizará blitz educativa em alusão ao dia do Laço Branco

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Comando de Segurança Comunitária – Patrulha Maria da Penha – realizará no dia 06 (sexta-feira), às 16h30, próximo ao Parquinho da Avenida Litorânea, uma Blitz Educativa em alusão ao Dia do Laço Branco. Na ocasião, ocorrerá uma panfletagem com o objetivo de orientar, sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

A Campanha surgiu a partir de um triste episódio ocorrido no dia 06 de dezembro de 1989, quando um rapaz de 25 anos invadiu uma sala aula da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá e assassinou 14 mulheres à queima roupa, em seguida suicidou-se. Durante o episódio o homem, conhecido como Marc Lepine, ordenou que os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres e gritou: “Vocês são todas feministas!”. Na época, Marc Lepine deixou uma carta afirmando que fez aquilo por não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino

O crime mobilizou a opinião pública do país. Assim, um grupo de homens no Canadá que repudiam a violência contra as mulheres elegeram o “Laço Branco” como símbolo da luta contra esta violência e adotaram como tema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

Foi então lançada a primeira Campanha do Laço Branco, no dia 06 de dezembro: “Homens pelo fim da violência contra a Mulher”. A Campanha já foi implantada em diferentes países. No Brasil, o lançamento oficial foi realizado em 2001.

Em sua terceira edição, a blitz educativa em alusão ao dia do Laço Branco, promovida pela Polícia Militar do Maranhão, é uma blitz de conscientização em prol do Dia Nacional de Mobilização dos homens.

Venha você também e participe desta ação!

Digiqole ad

0 Reviews