15 de junho de 2021

Patrulha Maria da Penha combate violência contra mulheres

 Patrulha Maria da Penha combate violência contra mulheres
A Patrulha Maria da Penha atua no atendimento de mulheres vítimas de violência em São Luís e Imperatriz. (Foto: Nael Reis)

Apoio e proteção à mulher vítima de violência, a Patrulha Maria da Penha garante o acompanhamento e atendimento às mulheres vítimas de violência de maneira humanizada e inclusiva. No conjunto de ações estão visitas, monitoramento dos autores e total acompanhamento dos casos. A ação é coordenada pela Polícia Militar, órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

A Patrulha Maria da Penha atua, exclusivamente, no acompanhamento da mulher que sofre alguma violência. A denúncia é registrada em delegacia especializada e solicitada a presença da patrulha para que promova o devido acompanhamento da vítima. Quando é definida a medida protetiva, uma policial é destacada para monitorar a mulher, realizar o afastamento do agressor do lar e impedir que ele se reaproxime.

As atividades são realizadas por policiais militares especializados neste tipo de ocorrência. Conta com quatro viaturas, cada uma com equipes de três policiais para acompanhar as vítimas. São atendidas mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, que já possuem medidas protetivas determinadas pela Justiça. As equipes trabalham em parceria com o sistema de Justiça.

O serviço foi implantado no Maranhão em maio deste ano, pelo governador Flávio Dino e conta com três unidades, sendo duas na capital e uma em Imperatriz. Estão inseridas na atividade da Patrulha Maria da Penha órgãos das secretarias estaduais de Segurança (SSP) e da Mulher (Semu) para o atendimento especializado à mulher. A Patrulha Maria da Penha compõe a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *