15 de abril de 2021

Painel discute valorização e piso salarial no serviço público

 Painel discute valorização e piso salarial no serviço público

(Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)

(Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)

Na última sexta-feira (20), foi realizado na Câmara Municipal de São Luís um painel para discutir sobre o piso salarial do profissionais que prestam serviço no serviço público. O painel foi proposto pelo vereador Marcial Lima e a iniciativa partiu devido a falta de incentivo existente entre as diversas categorias de servidores.

“Esse painel foi apenas o primeiro passo. Eu como vereador o que posso fazer é
pronunciamento aqui na Câmara, cobrar de secretário da pasta e ações correlatas. Tem categoria profissional que não tem aumento de salário há muito tempo, e isso é inadmissível”, explicou o vereador Marcial Lima.

Participaram do painel vários representantes de sindicatos e associações, entre eles, o presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão (ASPCOM), Flávio Chocolate; o presidente do Sindicato dos Radialistas, Jota Kerly, o diretor do Sindicato dos Radialistas, José Santos, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Douglas Cunha.

Em seu pronunciamento, o presidente da Aspcom, Flávio Chocolate, propôs a criação de um Projeto de Lei que obrigue todos os órgãos públicos e, também, privados a pagarem no mínimo o piso de qualquer que seja o profissional de comunicação.

Para o presidente, nenhuma profissão que tenha um piso pré-estabelecido merece receber abaixo desse valor. “Acredito que a solução mais plausível no momento é a criação do PL para que o município de São Luís seja exemplo de respeito e dignidade para os seus servidores. Todo trabalhador é digno do seu salário.”, afirmou o presidente da Associação dos Profissionais de Comunicação do Maranhão (ASPCOM), Flávio Chocolate.

Durante o painel, os dois dirigentes sindicais manifestaram o seu desagrado ao tomar conhecimento que tem profissional de imprensa que trabalha na Assessoria de Comunicação da Câmara remunerado com salário mínimo. O vereador Marcial Lima garantiu que vai agendar uma reunião do presidente da Câmara Municipal com as lideranças trabalhistas.

Ao final do painel, foi realizada uma reunião entre os presentes para elaborar um documento sobre o que foi debatido, bem como a abordagem das reivindicações apresentadas, entre outros assuntos. O documento será divulgado na próxima semana e encaminhado a quem for necessário dentro dos órgãos públicos a serem escolhidos.

GREVE A VISTA

Presidente do Sindeducacao, Elisabeth Castelo Branco. (Foto: Flávio Chocolate/Rádio Notícia Maranhão)

Quem também esteve presente no painel foi a representante do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal (Sindeducação), a professora
Elisabeth Castelo Branco, e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores, e a luta por defesa do salário do magistério.

Na ocasião, a presidente do Sindeducação anunciou greve da categoria a partir da propróx quarta-feira, dia 25.

 

 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *