27 de julho de 2021

Outubro Rosa: Hospital Aldenora Bello realiza atendimento neste sábado (27)

 Outubro Rosa: Hospital Aldenora Bello realiza atendimento neste sábado (27)
Lançamento da Campanha Outubro Rosa do Hospital Aldenora Bello (Foto: Reprodução)

O Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido pela Fundação Antonio Dino, realiza neste sábado (28), o Dia D de Atendimento, que visa a conscientização da população maranhense sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A ação também faz parte da programação em alusão à Campanha Outubro Rosa.

Como parte da programação, neste sábado e funcionários e voluntários vão realizar atendimento multiprofissional das 8h às 12h. O atendimento gratuito é voltado para a prevenção do câncer de mama, com médicos mastologistas, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais. As senhas para o atendimento foram distribuídas durante todo o mês e cerca de 200 pacientes serão atendidas neste sábado.

Outubro Rosa no Maranhão

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e diagnostico precoce do câncer de mama, realizada durante o mês de outubro.

Durante todo o mês foi realizada uma vasta programação com parceiros a fim de arrecadar renda para novas reconstruções mamárias (próteses) para pacientes carentes atendidas no Hospital do Câncer Aldenora Bello.

Em 2016, foram realizadas 60 reconstruções mamárias em pacientes carentes atendidas pelo Hospital do Câncer Aldenora Bello. Um investimento de cerca de R$ 28.000,00 na compra de próteses mamárias graças às ações da campanha Outubro Rosa, venda do calendário Preciore 2016 e doações de parceiros, daí a necessidade de todos ajudarem.

Toda renda arrecadada com materiais promocionais vendidos durante a campanha, apoio e parcerias será destinada para a compra de próteses mamárias para pacientes carentes em tratamento no Hospital do Câncer Aldenora Bello.

O Câncer de Mama no Mundo e no Maranhão

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o frequente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados mais de 57.960 novos casos de câncer de mama no ano de 2016, no Brasil.

A incidência do câncer de mama tem subido progressivamente nos últimos anos, e já se tornou um importante problema de saúde pública. Apesar de relativamente raro antes dos 35 anos, sua frequência acima desta faixa etária cresce progressivamente e estima-se que uma em cada oito mulheres será acometida pelo câncer de mama ao longo de sua vida. A taxa de sobrevida em 5 anos após o câncer de mama pode chegar a 89% em países desenvolvidos. Entretanto, essa realidade é bem diferente em países menos desenvolvidos, como o Brasil, reduzindo a sobrevida em 5 anos da população mundial a 61%, devido a dificuldades para o diagnostico precoce e tratamento adequados. 

Fundação Antonio Dino – FAD 

A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que, desde 1976, atua na luta contra o câncer no Maranhão. A instituição mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, são elas:

– Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento contra o câncer no Maranhão;

– Casas de Apoio:casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;

– Consultório móvel: unidade ambulatorial móvel, utilizada em campanhas de prevenção do câncer.

Já são 40 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado. 

Hospital do Câncer Aldenora Bello–HCAB

Principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Possui 175 leitos, divididos em enfermarias clínicas e cirúrgicas, pediatria, apartamentos, UTI e serviço de emergência. Conta com um quadro de 800funcionários, com mais de 450 atuando diretamente na assistência ao paciente oncológico. O hospital oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado, qualidade de vida e bem estar a todos os seus usuários.

Os atendimentos aos pacientes são custeados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e filantropia.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *