8 de maio de 2021

Números de homicídios na grande Ilha de São Luís cai para 55% no mês de julho

 Números de homicídios na grande Ilha de São Luís cai para 55% no mês de julho

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, no mês de julho, houve uma queda de 55% no número de registros de homicídios na grande Ilha de São Luís. Os dados divulgados pela Secretaria aponta que essa queda é devido ao policiamento ostensivo nas ruas da capital em ações de combate a esse tipo de crime.

 

Os dados revelam ainda, que os homicídios estão no grupo dos Crimes Violentos Letais Intencionais ( CVLI), parâmetro para medir o nível de violência no país, adotado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A utilização de CVLIs como critério para mapear índice de criminalidade é direcionamento aplicado mundialmente, seguindo convenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Levando em consideração o total de CVLIs, que incluem ainda. além dos homicídios, os latrocínios (roubos seguidos de morte) e as lesões corporais seguidas de morte, totalizaram 34 casos em julho deste ano, contra 69 no mesmo mês do ano passado. Os dados representam uma queda de 51% nestes registros. 

 

Comparando aos números registrados em 2014, houve uma redução de 128 casos. Entre janeiro e julho de 2014, São Luís teve 379 homicídios. Já no mesmo período de 2017, o número caiu para 251, resultando em uma diminuição de 33,7%.

Nos primeiros sete meses de 2014, o município de São José de Ribamar registrou 76 homicídios. Este ano, já foram 49 casos, o que equivale a 35,5% menos.

Em Paço do Lumiar teve 39 casos entre janeiro e julho de 2014. Neste ano, baixou para 26, ou seja, redução de 33,3%.

Raposa registrou nos primeiros sete meses de 2014 8 homicídios contra 4 em 2017, resultando uma queda de 50%.

Levando-se em conta todas as cidades da Ilha, nos primeiros sete meses de 2017, foram 330 casos registrados, contra 502 em igual período de 2014. Isso representa 172 vidas salvas.

Viaturas entregues pelo Governo do Estado Foto: Divulgação/ Agência de Notícias

Investimentos e resultados

Segundo o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o resultado é reflexo dos investimentos que vêm sendo feitos desde 2015 pelo Governo do Estado na segurança pública.

 “Pela primeira vez, o Estado tem mais de 12 mil policiais trabalhando. Desde 2015, foram nomeados cerca de 3 mil policiais. Também houve forte investimento em infraestrutura e entrega de mais de 570 viaturas desde 2015. A meta é chegar ao fim do ano com a marca de 700”, falou Jefferson Portela.

 

A meta do governo federal é a redução de 20% dos homicídios em quatro anos em todo o país. “E nós, com alegria, já superamos isso em dois anos e meio de gestão de Segurança”, afirmou o secretário de Segurança Pública. 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *