8 de maio de 2021

Museus e espaços públicos em São Luís garantem diversão

 Museus e espaços públicos em São Luís garantem diversão
(Foto: Divulgação)

Garantindo a diversão e o conhecimento para a garotada, os museus e os espaços de cultura em São Luís mostram uma ampla visão da produção maranhense no campo da arte, cultura e história.

Embarcando nessa viagem cultural, um grupo de crianças e adolescentes participou de uma visita guiada, na tarde da última quinta-feira (25), no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia (CPHNA), localizado na Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís.

Em uma área de mais de 226m² dedicados à exposição, a mostra do CPHNA é resultado de anos de pesquisa em três áreas específicas do conhecimento científico, que são a Arqueologia, a Paleontologia e a Etnologia.

Nos três ambientes da casa destinados a essas áreas científicas, é possível encontrar desde restos mortais de formas primitivas de vida achadas em território maranhense, até modernas representações dessas, como dinossauros. Também há registros de tribos e culturas indígenas que participaram da formação do povo maranhense.

Estreia em alto nível

Toda a história da arqueologia deixou a estudante Lissandra dos Santos Pereira, de 11 anos, empolgada para levar a família para visitar o espaço: “Eu nunca tinha vindo em um museu. Eu gostei muito de aprender sobre a história dos índios que a tia nos ensinou. Eu também gostei de ver um dinossauro tão grande. É maravilhoso esse passeio”.

Dividido em dois andares, o museu conta com a parte de Paleontologia, onde se encontram réplicas de dinossauros, fósseis e espécies da pré-história do Maranhão. O segundo andar conta com peças de cerâmicas, artefatos pré-coloniais, objetos de usos dos povos indígenas.

No mesmo grupo de visitação, a adolescente Amanda de Tássia Santos Barros, de 13 anos, detalhou o interesse pelas esculturas indígenas expostas no segundo andar do museu e falou da importância de o maranhense conhecer o espaço. “Tanta coisa legal que pode mudar a nossa forma de ver o passado. Eu acho que todo maranhense e turistas deveriam vir aqui”, sugere.

Outra atração do local é o espaço interativo que utiliza diversos recursos tecnológicos para contar a história das etnias que originaram o povo maranhense, algo que prendeu a atenção da Camila Vitória Cândido Silva, de 12 anos: “A gente fica sabendo de muita coisa que não se aprende na sala de aula. É bem legal mesmo. Estou muito feliz em poder participar desse grupo de visitação”.

Navegando no museu

Uma das mais novas casas de cultura do Maranhão, o Forte Santo Antônio, no Espigão da Ponta D’Areia, em São Luís, também é uma ótima opção de lazer para crianças e adolescentes. O espaço fica localizado num dos mais belos pontos turísticos da cidade, onde os pais podem aproveitar para interagir com as crianças.

No local, o visitante pode conhecer o Museu de Embarcações e exposição com 18 tipos de barcos tipicamente maranhenses por meio de maquetes que reproduzem em escala o original. Diferenciadas de outras pela originalidade de suas formas, as embarcações maranhenses tradicionais fazem parte do patrimônio cultural da cidade.

Outra atração do Forte são os canhões originários da França e instalados no século 19. Tanto os canhões como a estrutura original que sustentava o farol foram inteiramente restaurados.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHA) também se mostra uma excelente opção cheia de história, que reconstitui toda a decoração e os artefatos de uma casa do século 19.

Também estão na lista das casas de cultura mantidas pelo Governo do Estado a Casa de Nhozinho (Rua Portugal), Museu de Arte Sacra (anexo MHAM), Palácio dos Leões, Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), Museu Histórico e Artístico de Alcântara (anexo MHAM) e Casa do Divino Alcântara, as duas últimas na cidade de Alcântara.

Sugestões de visitas:

Centro de Pesquisa e Historia Natural e Arquelogia é localizado na Rua do Giz, 59, Praia Grande

Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol, 302, Centro

Convento das Mercês, na Rua da Palma, 502 – Desterro

Museu de Arte Sacra, na Av. Pedro II, s/n, Centro

Palácio dos Leões, Av. D. Pedro II, – Centro

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, 205/221 – Praia Grande

Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande

Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, s/n Praia Grande

Forte Santo Antônio, no Espigão Costeiro da Ponta D’Areia

Museu Histórico de Alcântara, na Praça da Matriz, Centro, Alcântara

Casa do Divino – Alcântara, na Rua Grande, 88, Centro, Alcântara

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *