20 de junho de 2021

Museu Casa de Nhozinho abre exposição sobre Folia de Reis nesta sexta

 Museu Casa de Nhozinho abre exposição sobre Folia de Reis nesta sexta
Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande, Centro Histórico (Foto: Reprodução)

O Natal se aproxima trazendo uma das principais manifestações da cultura popular maranhense: a Festa de Reis. Para homenagear o folguedo que retrata a visita de reis ao Menino Jesus, será aberta nesta sexta-feira (1º) até 6 de janeiro a exposição Reis da Sempre Viva, no Museu Casa de Nhozinho, na Rua Portugal, 185, Praia Grande, Centro Histórico.

A exposição, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), retrata a brincadeira Reis da Sempre Viva, um dos tradicionais grupos de Folia de Reis do Maranhão mantido há mais de 50 anos pela comunidade do Maracanã.

Conhecido na capital como Reis, a festa apresenta, em seu caráter religioso, a exuberância da indumentária dos personagens, assim como a decoração e forma de apresentação. Reis, rainhas, vassalos, pastorinhas e anjos, por exemplo, integram o grupo dos personagens que, nos dias de apresentação, saem em cortejo para visitar as casas da comunidade.

“Dentre as brincadeiras para o Menino Jesus, no período natalino, a de Reis é a que ainda tem em maior número na ilha de São Luís. Podemos localizar três grupos no Maracanã, um em Tajaçoaba e outro no Porto Grande, todos com características bem próximas na utilização da coreografia de cordão e toque de instrumentos de sopro, assim como na visitação de presépios”, explica o pesquisador do Museu Casa de Nhozinho, Jandir Gonçalves.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *