23 de abril de 2021

Mostra interativa expõe brinquedos artesanais

 Mostra interativa expõe brinquedos artesanais

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A Mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” chega à São Luís nesta quinta-feira, 13 de setembro, trazendo um acervo de brinquedos artesanais feito por diversos artistas do Brasil. Um verdadeiro tesouro, composto por peças de diferentes origens e materiais, como miriti, mamulengos, petecas de palha ou buriti, bichinhos de balata (resina vegetal) e muito mais. As obras ficarão expostas até o dia 19 de outubro na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e poderão ser visitadas gratuitamente das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

O projeto foi originado em 2010 pelo Departamento Nacional do Sesc com o objetivo de difundir e mapear a produção de brinquedos no país. Com organização da Gerência de Educação e da assessora-pesquisadora Adriana Klisys, a mostra começou a ser materializada por meio de ações formativas, pesquisas dos acervos e produções lúdicas em cada canto do Brasil, contato com artesãos e aquisição de peças. Agora ela chega ao Sesc no Maranhão para estimular a reflexão sobre a potencialidade cultural do  papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras.

A programação volta-se também a professores, estudantes de licenciatura e demais interessados com palestras e oficinas. Os inscritos terão a oportunidade de assistir à palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”, no dia 13 de setembro, que será ministrada pela curadora da mostra, Adriana Klisys. No dia 14 de setembro acontecerão as oficinas “Brincar com as mãos e a imaginação”, “Organização de ambiente lúdicos/ambientes de aprendizagem” e “Construção de jogos e brincadeiras com elementos de natureza”, um momento para repensar o acervo da escola e ampliar as possibilidades do brincar.

E abrindo espaço à comunidade, no dia 15 de setembro a agenda da mostra oferece oficinas gratuitas na Escola Cauan e Matheus (Divinéia), das 9h às 11h30 e na Quadra Sesc Comunidade (Raposa), de 15h às 17h30. No dia seguinte, a programação encerra-se na Unidade Sesc Turismo com oficina de brinquedos a partir das 9h e a exibição do documentário “Território de Brincar”, dirigido por Ana Cláudia Arruda, Renata Meirelles, Roberta Rodrigues e Sandra Eckschimidt, às 12h, na Sala de Vídeo. Mas as obras seguem em exposição até o dia 19 de outubro, convidando o visitante a viajar pelo mundo imerso em possibilidades lúdicas.

0 Reviews