16 de maio de 2021

Militares maranhenses participam de Jogos Acadêmicos

 Militares maranhenses participam de Jogos Acadêmicos
Equipe de militares maranhenses na solenidade de abertura do evento (Foto: Divulgação)

As técnicas policiais são fundamento de trabalho das forças de segurança estaduais, pois através de sua correta e adequada aplicação proporcionam ganhos no trabalho de preservação da ordem pública e defesa da incolumidade das pessoas.

Representando o estado do Maranhão, os cadetes da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias participaram da modalidade Técnicas Policiais da 33ª edição dos Jogos Acadêmicos das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil 2017 (JAPBM), realizado nessa segunda-feira (25).

Os jogos acontecem até o dia 30 de setembro na Academia de Guatupé, na cidade de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. Ao todo participam do JAPBM 2017 seis delegações: Paraná, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraíba.

Além do Maranhão, participaram dessa modalidade equipes de ponta no quesito de abordagem policial, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Paraíba.

O objetivo da atividade era demonstrar a forma como cada estado desenvolve as técnicas de abordagens, respeitando as peculiaridades locais, que tiveram que ser superadas dando uniformidade a ação das equipes que necessitavam solucionar um caso específico.

Equipe maranhense participante da modalidade Técnicas Policiais (Foto: Divulgação)

 

A equipe do Maranhão foi representada pelos cadetes Vilar (comandante da guarnição), Borges (motorista), Tágora (patrulheiro 1), João Alves (patrulheiro 2), Rebouças e Brito (patrulheiros reserva).

Devido a boa atuação da equipe na competição de técnicas policiais, a equipe maranhense conquistou o primeiro lugar na somatória de pontos, com 85 pontos, ficando a frente da equipe da Paraíba (74), Minas Gerais (71), São Paulo (66) e Paraná (65).

Competição

Os participantes deveriam solucionar uma chamada do CIOPS que indicava que um veículo roubado estaria sendo utilizado por três indivíduos para práticas delituosas. O A equipe realizou primeiramente abordagem em um carro com as características descritas, que estava sendo dirigido por uma mulher.

Após a vistoria, como nada foi encontrado, seguiu em frente identificando o veículo procurado mais à frente em posse de três homens. Simultaneamente, a equipe abordou os suspeitos, sendo necessário adentrar em uma edificação onde foram encontradas drogas e armas. Foi localizada ainda pela equipe tática, no interior do veículo roubado, uma arma de fogo.

 

Todos os suspeitos foram conduzidos ao Distrito Policial.

Evento

Em sua 33ª edição, os Jogos Acadêmicos das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (JAPBM),  não é apenas um evento esportivo, mas visa também o intercâmbio cultural e profissional, incentivando a prática de atividades físicas, bem como o congraçamento e a integração dos cadetes dos estados participantes.

O encontro serve como complemento à formação do futuro oficial e oportuniza o estreitamento da relação entre as corporações e os estabelecimentos de ensino.

Durante as atividades deste ano será organizado um seminário para todos os participantes com uma expectativa de alcançar mais de 700 profissionais ligados à área de segurança pública.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *