3 de agosto de 2021

Menores infratores são resgatados após atendimento médico no Vinhais

 Menores infratores são resgatados após atendimento médico no Vinhais

Dois adolescentes do Centro de Juventude Canaã, da unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), localizada no bairro Vinhais, foram resgatados hoje (19) por homens armados quando voltavam de atendimento médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais.

Segundo informações preliminares, os dois homens chegaram no local em um carro. A ação foi feita de maneira tranquila sem muito alarme. No momento do resgate, os dois internos estavam acompanhados apenas de monitores que trabalham na Funac, que não reagiram a ação.

A Fundação da Criança e do Adolescente informou, por meio de nota, que durante a ação, acionou a Secretaria de Estado de Segurança Pública para efetuar a busca aos internos e apurar as responsabilidades pelo fato.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Funac, Manoel Rabelo, a falta de condições de trabalho para os monitores, tanto nas unidades quanto em ocasiões que precisam acompanhar os internos, dificultam a atuação dos mesmos. “A qualquer momento os monitores podem ser colocados para a rua, pois não tem vínculo empregatício com o Estado, então eles são submetidos a qualquer tipo de situação. A Funac não tem a visão de segurança para os servidores das unidades, principalmente para os agentes de segurança socioeducativos que estão no dia a dia com os adolescentes. O caso de hoje, foi apenas uma amostras do que sempre acontece e que muitas das vezes são abafados, como foi o caso da fuga de adolescentes da Unidade do bairro Eldorado”, relatou o presidente do Sindicato dos Servidores da Funac, Manoel Rabelo, sobre a ação dos monitores durante o resgate do menores.

NOTA – FUNAC

“A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) informa que, na manhã desta terça- feira (19), dois adolescentes da Unidade de Internação Provisória em São Luís foram resgatados por homens armados quando voltavam do atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Vinhais.

A gestão do órgão já acionou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para efetuar a busca dos internos, bem como apurar as responsabilidades pelo fato.”

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *