21 de abril de 2021

Mais de mil casais oficializam a união civil em Casamento Comunitário

 Mais de mil casais oficializam a união civil em Casamento Comunitário

Com uma grande festa, o Poder Judiciário comemorou os 20 anos do projeto Casamentos Comunitários no último sábado (22), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão. Com a presença do idealizador do projeto, desembargador Jorge Rachid; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva; da reitora da UFMA, professora Nair Portela, entre outras autoridades, o casamento teve a participação de mais de 50 juízes e mais de 100 servidores voluntários, que trabalharam para celebrar a união civil de 1013 casais de São Luís.

A cerimônia teve início com a união dos casais especiais, seguida da celebração individual de cada casamento pelos juízes de Direito. A diretora do Fórum de São Luís, juíza Diva Maria de Barros Mendes, celebrou o casamento de Maria das Dores Gomes e Cristino Lopes Gomes, casal mais idoso eu primeiro a receber a certidão de casamento, entregue pelo corregedor-geral da Justiça. “Já vivemos juntos há muitos anos e agora temos a certeza do casamento de papel passado”, declarou a noiva. Em seguida, foram celebradas as uniões do casal mais jovem; pessoa com deficiência e noiva grávida.

Realizado desde 1998 em todo o Maranhão pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, os Casamentos Comunitários já oficializaram a união civil de mais de 120 mil casais maranhenses. O maior casamento do Estado aconteceu em 13 de junho de 2001, na Praça Maria Aragão, com a celebração de cinco mil casamentos e a participação de quase 200 magistrados.

O evento sem fins lucrativos contou com a parceria e apoio de diversos órgãos públicos e privados, como o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de São Luís, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Cruz Vermelha Brasileira, Fiema, UFMA, Faculdade Estácio de Sá, Banda do Bom Menino, Instituto Embeleze, Potiguar e Mateus Supermercados.

 

0 Reviews