20 de junho de 2021

Mais de 7 mil candidatos faltaram à primeira etapa do PAES

 Mais de 7 mil candidatos faltaram à primeira etapa do PAES
(Foto: Reprodução/ Rafael Carvalho)

Nesta edição, cerca de 47 mil pessoas estão inscritas no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2018, em todo o Maranhão. A prova foi aplicada no último sábado (22) e um total de 7.488 pessoas não compareceram aos locais de provas, totalizando 15,99% de faltosos ao PAES 2018.

Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7% de pessoas que não compareceram ao primeiro dia de provas. No PAES 2017, 23,68% de pessoas se ausentou do primeiro dia.

A Universidade está ofertando 3.879 vagas para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi.  Somente na capital, há 19.273 mil candidatos disputando o PAES da UEMA, sendo a cidade com maior número de inscritos.

O processo seletivo do PAES 2018 foi realizado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Segunda etapa

A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017. Nesta etapa, só poderá participar o candidato que estiver incluído até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL (em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação – Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior).

A lista com o nome dos candidatos convocados para a segunda etapa do PAES 2018 será divulgada dia 14 de novembro de 2017.

A prova da segunda etapa será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

Concorrência

O curso mais concorrido do PAES 2018 é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da Polícia Militar do Maranhão (CFO), na categoria feminina. São 330,25 candidatos concorrendo a uma vaga.

O segundo curso mais concorrido é o de Medicina, com 266, 48 candidatos por vaga; seguido do curso de  Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública da PMMA, na categoria feminina, vagas exclusivas para negro , com 200 candidatos por vaga.

Veja concorrência de todos os cursos aqui.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *