31 de Maio de 2020

Ligações Provisórias de energia elétrica garantem segurança às festas de fim de ano

 Ligações Provisórias de energia elétrica garantem segurança às festas de fim de ano

Equatorial Maranhão orienta sobre solicitação e os prazos

O ano já está chegando ao fim, e muita gente já programou as comemorações de Natal e réveillon. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça as orientações de segurança com energia elétrica para este período. Foto: Reprodução

Ligações Provisórias- A maioria das festas necessita de uma carga maior de energia elétrica, por isso os promotores de eventos, donos de casas de festas e produtores culturais de prefeituras precisam estar atentos para solicitar com antecedência a Ligação Provisória para seus eventos. É importante averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco, dentre outros).

Além disso, quem aposta em uma renda extra para esse período, donos de food trucks e bancas para venda de bebidas e lanches, precisam também solicitar a ligação provisória. Isto evita a sobrecarga de transformadores ou subestações, que pode causar falta de energia, curto circuito e acidentes graves. A Equatorial Maranhão conta com equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações durante o período de festa.

Solicitar com antecedência – As solicitações precisam ser feitas no mínimo 5 dias úteis antes do evento, diretamente em uma de nossas agências de atendimento ou postos credenciados. O solicitante precisa levar RG, CPF e informar a carga que precisará para o seu evento, baseado nos equipamentos que serão usados no local, além de informar o endereço completo do local da festa.

Riscos das ligações clandestinas – As ligações clandestinas oferecem riscos à população e também para quem realiza este crime. Quando identificada, estas ligações são retiradas imediatamente pelas equipes da Equatorial Maranhão, como forma de preservar a segurança das pessoas. O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal e pode chegar até 4 anos de reclusão, além de representar riscos de morte a quem faz e a toda população próxima.

Em casos de acidentes com curto circuito a orientação é imediatamente isolar o local, não se aproximar de cabos, fios partidos ou de pessoas em contato com os fios energizados. A população deve ligar imediatamente para Central de Atendimento 116 e para o Corpo de Bombeiros 192.

Digiqole ad

0 Reviews