6 de maio de 2021

Internos do sistema prisional de São Luís participam de aula preparatórias para o Enem

 Internos do sistema prisional de São Luís participam de aula preparatórias para o Enem
Os internos da unidade prisional do Monte Castelo foram os primeiros a participarem do Aulão (Foto: Reprodução)

Com o objetivo de preparar os internos do sistema  prisional para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e da Educação (Seaduc), iniciou, nesta semana, os Aulão do Enem para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Das 329 inscrições em todo o estado, 148 inscritos são oriundos de unidades prisionais da capital, 168 do interior e 13 inscrições são de recuperandos das APA’s (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados). O estabelecimento penitenciário com maior quantidade de pessoas inscritas no Enem foi a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Monte Castelo, com 31 inscrições, onde foi iniciada a maratona de Aulões do Enem, ministrados por professores da Rede Estadual de Ensino. 

Por se tratar de um estabelecimento prisional de regime semiaberto, no qual os custodiados saem durante o dia e retornam a noite, a UPR do Monte Castelo tem suas aulas iniciadas às 20h, quando reforçam aquilo vinham aprendendo durante todo ano letivo.

(Foto: Reprodução)

Os Aulões do Enem ocorrerem durante quatro dias, em cada unidade prisional. Além da UPR do Monte Castelo, participarão das aulas intensivas, nas próximas semanas, os internos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), onde há 29 detentos inscritos no Enem; e da UPR Feminina, que possui 30 internas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Também foram registradas 1.034 inscrições de presos no Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja), que garante o certificado de conclusão do Ensino Médio. Destes, 394 foram de presos da capital e 547 de detentos do interior. As unidades com mais inscritos foram: UPR de Açailândia (84), a UPR Feminina (80), e a Penitenciária Regional de Imperatriz (PRIZ), com 52.Os Aulões do Enem ocorrerem durante quatro dias, em cada unidade prisional. Além da UPR do Monte Castelo, participarão das aulas intensivas, nas próximas semanas, os internos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), onde há 29 detentos inscritos no Enem; e da UPR Feminina, que possui 30 internas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio.

“Em 2015, registramos 206 inscritos no Enem, um aumento de 30% em comparação ao ano anterior. Já em 2016, nosso aumento foi de 185%, com o registro de 587 inscrições. Este ano, registramos 1.363 inscrições nos dois exames. Isso demonstra o quanto o perfil do detento mudou, mediante os investimentos do Governo no sistema prisional”, destacou o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *