27 de julho de 2021

Herói dos atentados a ônibus luta para sobreviver

 Herói dos atentados a ônibus luta para sobreviver
Márcio Ronny (Foto: Divulgação)

O programa ‘Na Hora’, veiculado de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 14h, na Rádio 92.3FM, entrevistou nesta terça-feira (12), Márcio Ronny da Cruz, homem que tentou salvar uma mulher com duas filhas nos atentados a ônibus ocorridos em 3 de janeiro de 2014.

As chamas do coletivo deixaram Márcio com 70% do corpo queimado e a partir desse dia ele iniciou uma batalha pela vida. Foi encaminhado para o hospital de referência em queimados em Goiana, capital do Goiás para iniciar uma série de tratamentos.

Atualmente, Márcio necessita de sabonete líquido, protetor solar, pomada especial para pele, remédios para prevenir gripe e zinco. Mas, segundo ele, o Governo do Estado foi notificado pelo juiz da 5ª Vara do Fórum Sarney Costa e só poderá fornecer os medicamentos após o cumprimento de uma sentença judicial.

“A Secretaria de Saúde estava fornecendo todos os medicamentos que eu preciso até janeiro deste ano. Viajei novamente para Goiana e trouxe outras receitas, mas eles alegaram que uma nova consulta teria que ser realizada em São Luís para saber se havia necessidade de fornecer os medicamentos”, declarou Márcio.

Uma vez a cada seis meses, ele precisa ir à capital goiana para continuar o tratamento permanente. O governo garante as passagens e mais R$214,00 para os gastos com hospedagem e alimentação na cidade. Márcio Ronny alega que o auxílio não é suficiente para permanecia no local, já que o período de estada varia de dez ou mais dias.

“Para poder viajar, eu conto com a ajuda de um deputado, parentes e pessoas, que às vezes, doam alguma coisa”, contou o herói.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde, informou que para Ronny é assegurado o contínuo atendimento com garantia da ajuda de custo, segundo determina a tabela do Ministério da Saúde e o  Governo do Maranhão garante assistência regular por meio do fornecimento de medicamentos e insumos.

Confira a nota íntegra

Sobre o tratamento ofertado ao Sr. Márcio Ronny da Cruz Nunes, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que:

  1. Ao paciente é assegurado o contínuo atendimento na cidade de Goiânia, por meio Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com garantia da ajuda de custo, segundo determina a tabela do Ministério da Saúde;
  2. O Governo do Maranhão garante assistência regular por meio do fornecimento de medicamentos e insumos;
  3. Oferta ao paciente assistência médica com equipe multidisciplinar, embora o assistido tenha estranhamente negado o atendimento na rede estadual;
  4. Coloca a disposição do paciente o transporte sempre que solicitado, como ocorrido nesta segunda-feira (11).

A Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), por sua vez, informa que a pensão especial ao Sr. Márcio Ronny permanece regular, garantida por Medida Provisória nº 164/2014, com força de lei.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *