6 de maio de 2021

Campanha reforça estoque de sangue

 Campanha reforça estoque de sangue

Outra estratégia é fazer coletas externas nos municípios (Foto: Divulgação)

Outra estratégia é fazer coletas externas nos municípios (Foto: Divulgação)

Hemomar está em campanha em todo estado do Maranhão para aumentar o estoque dos bancos de sangue durante o período de carnaval. Em Balsas, a 810 km de São Luís, teve até plantão no final de semana.

Pelo menos duas vezes por mês o Hemomar de Balsas funciona no final de semana para atender os doadores que não tem tempo durante a semana. Outra estratégia é fazer coletas externas nos municípios da região. Tudo para manter o estoque regular de sangue que é de pelo menos 600 bolsas por mês.

O operador de máquinas Geovane Reis é doador e diz que aproveitou a folga no trabalho para fazer a doação consciente da importância. “Muito bom porque salva muitas vidas. Muitas pessoas serão beneficiadas com esse gesto que nós estamos fazendo que é a doação de sangue”, explicou.

Lourdes Maria, médica que faz a triagem no Hemomar do município, afirma que com a proximidade do carnaval o esforço para aumentar o estoque de sangue é ainda maior em virtude do aumento do número de acidentes automobilísticos.

“As bolsas que vão ser usadas no carnaval mesmo elas já estão prontinhas. Já foi feito o exame, já estão liberadas. Isso aqui é mais para repor as que forem usadas porque com certeza vão ser usadas as bolsas. Infelizmente todo ano é assim. Tem os argumentos do uso da bebida alcoólica, tem o aumento dos acidentes. Então vai ser usada e esse estoque depois do carnaval fica muito baixo e aí essas bolsas da campanha de hoje vai repor as que vão ser usadas no carnaval”, finalizou a médica.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *