21 de abril de 2021

Galeria de Arte do Fórum recebe exposição de flores pela chegada da primavera

 Galeria de Arte do Fórum recebe exposição de flores pela chegada da primavera

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Bougainville, Bastão de Imperador, Musa, Copo de Leite, entre outras flores naturais, encantam quem visita a Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa, (Calhau) esta semana. A exposição “Saudação à Primavera”, organizada pela Fundação Mokiti Okada, fica em cartaz até sexta-feira (28), aberta todos os dias para visitação das 8h às 18h.

Fátima Téofilo Durans, professora da Academia Sanguetsu, lembra que a exposição é uma homenagem ao início da primavera – dia 23 de setembro – data que se comemora também o Dia da Ikebana Sanguetsu e é o mês do belo, tão bem representado pelas flores. “Nosso objetivo é levar a beleza das flores ao maior número de pessoas, propiciando alegria, harmonia e que todas recebam essa energia”, destacou.

Além de apreciar as flores, na exposição os visitantes ganham pequenos arranjos, chamados de minibanas. Um dos objetivos do estilo Sanguetsu é adornar por meio de flores os locais onde existam pessoas, para criar um ambiente de harmonia, paz e alegria. O estilo, idealizado pelo filósofo espiritualista Mokiti Okada em 1940, caracteriza-se pela simplicidade e sua essência consiste no respeito à grande natureza, para elevação espiritual de quem o compõe e de quem o contempla.

A exposição de Ikebana Sanguetsu, que significa arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais, numa composição, evidenciando-lhes a beleza, trata-se de uma das muitas expressões artísticas desenvolvidas ao longo dos séculos pelos japoneses, levando o praticante à harmonia interior, elevando a espiritualidade das pessoas através das flores.

Primavera – no Brasil, o início da primavera ocorre geralmente no dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. A característica mais marcante dessa estação é o aparecimento das flores, no país que possui uma flora abundantemente diversificada, com mais de 55 mil espécies, desde as mais simples às mais raras e difíceis de ser encontradas.

0 Reviews