3 de agosto de 2021

Fiscalização do trânsito de São Luís ficará mais rigorosa com a implantação dos novos fotossensores

 Fiscalização do trânsito de São Luís ficará mais rigorosa com a implantação dos novos fotossensores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os novos fotossensores do sistema de fiscalização eletrônica da Prefeitura de São Luís já estão sendo instalados em 10 avenidas da cidade. Com a implantação dos novos equipamentos, a fiscalização do trânsito da capital passa a ficar cada vez mais rigorosa e quem descumprir a legislação de trânsito vai ter de arcar com as consequências, pois os fotossensores vão registrar as mais diversas infrações de trânsito.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), mais de 46 mil infrações já foram cometidas, de janeiro a julho de 2017, no trânsito de São Luís. O número de multas registradas ao longo de 2016 é bem menor se comparado ao total registrado somente no primeiro semestre desse ano. Foram mais de 335 mil multas foram aplicadas na capital no ano passado.

Durante a fiscalização, os equipamento verificarão o avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, excesso de velocidade, fiscalização da faixa preferencial do transporte coletivo – que se estende da Avenida Colares Moreira até a Avenida Castelo Branco – e outros tipos de infração ligada à circulação de veículos por meio do sistema de monitoramento. Só este ano, já foram registrados 308 infrações por avanço de sinal vermelho e é 14ª infração mais cometida pelos condutores de São Luís.

Além dos fotossensores, cerca de 280 agentes de trânsito, com apoio de viaturas, guinchos, fiscalização eletrônica e o futuro sistema de monitoramento do trânsito são empregados no controle e disciplinamento do tráfego de São Luís.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Smtt), a velocidade será limitada nos semáforos com novos equipamentos quando a sinalização for de sinal verde. Nestes casos, o condutor não poderá ultrapassar os 60 km/h. O motorista que desobedecer esta regra estará sujeito à multa e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O infração considerada gravíssima.

Fotossensores

Os novos equipamentos já foram instalados nas avenidas Daniel de La Touche (em três pontos distintos), Colares Moreira, Carlos Cunha e Jerônimo de Albuquerque.

Novos pontos devem ser contemplados com os equipamentos, como nas avenidas dos Africanos, Marechal Castelo Branco Carlos Cunha, Guajajaras, São Luís Rei de França e Franceses.
O novo sistema trará ainda algumas diferenças em relação ao anterior.

Na Av. Litorânea, por exemplo, os equipamentos serão instalados em dois pontos. Além da altura do Ipem, onde já havia fotossensores, haverá fiscalização eletrônica também nas proximidades da Praça dos Pescadores, local que é comum os condutores desrespeitarem os limites de velocidade e o sinal vermelho. A Av. dos Holandeses, na Ponta d’Areia, sentido Lagoa da Jansen, também ganhará os equipamentos para coibir imprudências por parte dos condutores. O mesmo acontecerá com a Av. Getúlio Vargas, no Monte Castelo, próximo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Neste caso, os equipamentos serão instalados também para garantir o respeito à faixa de pedestres.

Números
335.921 infrações foram registradas no trânsito de São Luís em 2016
46.025 infrações foram registradas no trânsito de São Luís de janeiro a julho deste ano
30 fotossensores serão instalados em São Luís
280 agentes de trânsito atuam na capital

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *