23 de abril de 2021

Festival de Percussão homenageia Papete

 Festival de Percussão homenageia Papete

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Rufar dos Tambores, o Festival de Percussão de São Luís acontece dia 27 de julho no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e homenageia em sua primeira edição o instrumentista Papete. Na programação, shows de 11 grupos maranhenses de percussão, feira de livros, discos e instrumentos e oficinas.

O Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís será aberto com o grupo Couro e Mão, reunindo os precursores da percussão maranhense, e encerrado com o espetáculo Encantarias, que mistura cultura popular com jazz e música erudita.

As outras nove atrações são: Toque de Mãos, Yluguerê, Afoxé Mina, Batuque de São Benedito (Carutapera), Boi Brilho da Sociedade (Cururupu), Abanijeun (Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti), Carlos Pial, Terecô de Igaraú e Divina Batucada. Os shows acontecerão das 18h às 22h na área coberta do Odylo Costa Filho, que abrigará também feira e oficinas a partir das 15h.

O evento, realizado pela Pegada Produções, será apresentado por Cris Campos, do grupo Afrôs, e vai homenagear o maranhense Papete, músico que divulgou os ritmos maranhenses no Brasil e exterior.

Além de permitir o acesso de tocadores de grupos autênticos da cultura popular ao cenário musical local, o festival quer contribuir para mostrar ao turista que visita nossa cidade a riqueza e a diversidade de ritmos ainda desconhecidos no Brasil. Mas por detrás de toda essa pluralidade sonora haverá um fio condutor. “Teremos 11 grupos no palco, cada um tocando de 15 a 20 minutos, mas vamos fazer como se fosse um grande show, criando uma unidade entre as bandas e artistas e apresentando aos poucos os instrumentos da cultura popular com suas particularidades”, afirma Luiz Claudio Farias.

Segundo ele, esse é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. “Ano que vem vamos ampliar o evento, trazendo uma atração nacional, outra internacional e aumentando o número de grupos autênticos do interior do estado nas apresentações.

Programação

Oficina de Tambor de Crioula – das 15h às 17h

Com o Tambor de Crioula de Mestre Leonardo

Oficina de Pandeirões – das 15h às 17h

Com Carlos Pial

Feira – das 15h às 22h

Instrumentos artesanais, livros, vinis e CDs sobre os ritmos do Maranhão e comidas

Receptivo – das 17h às 18h

Tambor de Crioula de Leonardo e Boi da Ilha Turino do Alto

Shows – das 18h às 22h

Show Couro e Mão

Toque de Mãos

Instituto Yluguerê

Afoxé Mina

Batuque de São Benedito – Carutapera

Boi Brilho da Sociedade – Sotaque Costa de Mão de Cururupu

Abanijeun – Tambor de Taboca da Casa Fanti Ashanti

Carlos Pial

Terecô de Igaraú

Divina Batucada

Encantarias – Luiz Claudio e Banda Fio da Teia

0 Reviews