20 de abril de 2021

Férias começam com 20% da orla própria para banho

 Férias começam com 20% da orla própria para banho

Trecho da Praia do Calhau que está sinalizado como impróprio para banho (Foto: Reprodução)

Trecho da Praia do Calhau que está sinalizado como impróprio para banho (Foto: Reprodução)

O período tão aguardo de férias escolares começa com menos de 20% da orla de São Luís própria para banho. De acordo com o laudo expedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apenas trechos específicos das praias de São Marcos, Araçagi e do Meio estão sem qualquer vestígio de poluição. Em contrapartida, praias frequentadas no fim de semana e em feriados prolongados, como da Ponta d´Areia, por exemplo, estão impróprias. As informações são de O Estado.

No total, foram monitorados por equipes da Sema 21 pontos das praias que compõem a Região Metropolitana de São Luís (Ponta d´Areia, São Marcos, do Calhau, Olho d´Água, do Meio e do Araçagi). Destas praias, Ponta d´Areia, do Calhau e do Olho d´Água estão condenadas. Em contrapartida, dos três pontos monitorados no Araçagi, dois estão liberados. Apenas o trecho em frente ao Fátima´s Bar estaria com índices de coliformes fecais acima do normal.

Ainda de acordo com a Sema, o laudo que atesta as condições ainda impróprias da maioria da orla de São Luís refere-se “à ação de monitoramento realizada entre 27 de maio e 24 de junho deste ano”. De acordo com a pasta, a ação contou com técnicos que obedeceram aos padrões fixados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Apesar dos dados que comprovam os perigos de se banhar, atualmente, na orla, várias pessoas foram vistas em diferentes praias na manhã e tarde de ontem. A praia da Ponta d´Areia, por exemplo, recebeu grande número de pessoas.

Um dado chamou a atenção no laudo obtido pela reportagem e que analisou as condições das praias da Ilha. De acordo com o documento, a ocorrência de chuvas no período de estudo “contribuiu para a extrapolação de valores máximos permitidos para Enterococos” que, dependendo da concentração em que são encontrados, determinam se aquele ponto está ou não poluído.

Outro lado
Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que é a executora do Programa Mais Saneamento, do Governo do Estado, que tem como objetivo aumentar de 4% para 70% o índice de esgoto tratado na capital.

Segundo o órgão, “Mais Saneamento vem executando diversas ações desde 2015, entre elas, a retirada de pontos de esgotos dos rios Claro, Calhau e Pimenta, todas em andamento, além da Lagoa da Jansen, obra já entregue”.

Trechos impróprios

Praia da Ponta d´Areia

Ao lado do Forte Santo Antônio

Atrás do Hotel Praia Mar

Atrás do Bar do Dodô

Em frente a Praça de Apoio ao Banhista

Em frente ao Edifício Herbene Regadas

Em frente ao Hotel Brisa Mar

Praia de São Marcos

Em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s

Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar

Em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo

Foz do Rio Calhau

Praia do Calhau

Em frente a Pousada Tambaú

Em frente ao Bar Malibu

À direita da elevatória II da Caema

Praia do Olho d’Água

À direita da Elevatória Pimenta I

À direita da Elevatória Iemanjá II

Praia do Meio

Em frente ao Bar da Praia

Praia do Araçagi

Em frente ao Fatima’s Bar

Trechos impróprios

Praia de São Marcos

Em frente à Barraca da Marcela

Praia do Meio

Em frente ao Bar do Capiau

Praia do Araçagi

Em frente ao Bar Novo Point

Em frente ao Bar do Isaac

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews