15 de abril de 2021

Faltam remédios e sobram macas nos corredores do Socorrão I

 Faltam remédios e sobram macas nos corredores do Socorrão I

Os corredores do Socorrão I estão lotados de macas com pacientes. (Foto enviada pelo denunciante)

Os corredores do Socorrão I estão lotados de macas com pacientes. (Foto enviada pelo denunciante)

Pacientes estão passando por um verdadeiro Deus nos acuda para conseguirem atendimento na emergência do Hospital Djalma Marques, o Socorrão I, localizado no Centro de São Luís.

De acordo com uma denúncia feita por um paciente, que preferiu não ser identificado, ao portal Rádio Notícia Maranhão, faltam utensílios básicos para atendimento e remédios na unidade de Saúde.

Segundo informações, os medicamentos que estão faltando são: Berotec, Atrovent, Hidrocortisona, entre outros. Além disso, quem tem problemas respiratórios não pode receber nebulização, porque faltam máscaras.

Com se não bastasse à falta de medicamentos, o denunciante também informou que o hospital está superlotado e as macas tomam conta dos corredores.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que realiza com frequência a compra do quantitativo necessário para suprir a demanda, obedecendo a relação de fármacos e insumos definida pelo Ministério da Saúde, em conformidade com o nível de atenção prestado pelo Socorrão II.

Com relação às macas, a Semus esclareceu que trata-se de um hospital de porta aberta, e devido à grande demanda, às vezes não há leitos para internação imediata dos pacientes, sem prejuízo da assistência. Além disto, o hospital possui serviço de Regulação Interna, que diariamente trabalha o giro responsável de leitos na tentativa de minimizar este problema.

A Semus comunicou que eventuais situações de demora no atendimento aos pacientes dos hospitais, deve-se ao aumento da demanda na rede de urgência e emergência do município, e que realiza o atendimento de todos os pacientes que buscam a unidade de saúde de acordo com a classificação de risco.

0 Reviews