6 de maio de 2021

Evento itinerante discute a vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros em São Luís

 Evento itinerante discute a vulnerabilidade dos ecossistemas costeiros em São Luís
(Foto: Divulgação)

Segue até o dia 2 de setembro a 29ª Semana Nacional de Oceanografia (SNO), na Cidade Universitária, com o tema “Vulnerabilidade dos Ecossistemas Costeiros às Mudanças Climáticas”.

O evento, que teve início neste domingo (27), tem como objetivo de promover diferentes abordagens sobre o tema, gerando um intercâmbio de informações e conhecimentos entre alunos, pesquisadores, profissionais de diferentes instituições e sociedade civil.

Para Thiago Moreno, um dos organizadores, a ocasião é de grande importância, especialmente no contexto atual, em que ocorrem várias discussões sobre mudanças climáticas. “A economia do Maranhão está intrinsecamente ligada a todas essas questões, por isso devemos debater esse assunto”, pontuou.

A Semana de Oceanografia, que está sendo realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire,
conta com minicursos, palestras, oficinas, além de várias atividades que fazem parte da programação. Entre os minicursos, está o “Oceanografia Química em Estuários Amazônicos”, que será ministrado pelo professor da Universidade da Amazônia (Unama), Igor Chaves; e o “Poluentes Orgânicos persistentes: analises e remoção”, que será apresentado pela professora da UFMA, Suzeth Monteiro Melo.

Durante o evento, também, serão apresentados trabalhos científicos nas modalidades pôster e oral, com abordagem relacionada à oceanografia biológica, química, física, geológica, gerenciamento costeiro, educação ambiental e engenharia.

Histórico

A SNO, que celebrará os seis anos da última realização do evento no Maranhão, também terá na programação palestras com professores locais e nacionais, mesas-redondas, confraternizações e excursões culturais. Também serão realizadas as Oceaníadas, que são competições esportivas entre equipes nas modalidades de futsal, vôlei e basquete.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site da SNO 2017.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *