3 de agosto de 2021

Espetáculo “Chico, Eu e Buarque: fragmentos poéticos”, marca finalização das atividades 2017

 Espetáculo “Chico, Eu e Buarque: fragmentos poéticos”, marca finalização das atividades 2017

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Alunos do Núcleo de Arte e Educação (NAE) apresentaram no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo “Chico, Eu e Buarque: Fragmentos Poéticos”, como resultado dos ensinamentos adquiridos ao longo de todo o ano de 2017.

Projeto viabilizado por meio de parceria entre as Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura e Turismo (Sectur), o NAE, tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, reconhecendo a importância da experiência estética como premissa para a mudança de comportamento dos estudantes da rede pública estadual de ensino.

Anualmente, o projeto beneficia 75 jovens oriundos das mais diversas escolas da Unidade Regional de Educação de São Luís, do estado e do município, assim como também da comunidade em geral que queiram ampliar e se qualificar em arte, já que no NAE os alunos têm acesso a aulas nos cursos de: teatro, dança, canto e piano.

E para finalizar as atividades do ano de 2017, a turma de aperfeiçoamento em dança montou o espetáculo Chico, Eu e Buarque: Fragmentos Poéticos.

A montagem corteja toda a trajetória musical e a obra de Chico Buarque de Hollanda, por meio de fragmentos poéticos. Desde a poesia cantada ao lado político do artista, em coreografias que misturam a dança clássica (ballet) e o contemporâneo em um entrelaçado de ritmos que demonstram o dinamismo da obra do compositor brasileiro.

Dirigido e coreografado pelo paulista Anderson Couto, o espetáculo contou com o elenco de 10 bailarinos do NAE e as participações especiais dos bailarinos e professores do Núcleo: Débora Buhatem e Egnaldo Gomes.

Para Anderson Couto, o convite para direção do espetáculo foi um desafio em desenvolver uma obra que conseguisse conversar também com a cultura maranhense, mas o envolvimento com os jovens do NAE foi incrível e através do trabalho desenvolvido foi possível chegar em um resultado impressionante em que houve o fortalecimento do grupo e união, também, das famílias.

Os bailarinos Miriam Martins e Weber Bezerra, o grupo NAE é uma oportunidade única, em que em um grupo de pessoas se torna um só em prol da dança no Maranhão. “A experiência da dança através da obra de Chico Buarque mudou o meu ponto de vista em relação à dança, mudou a minha vida”, disse Weber.

“O espetáculo foi uma experiência surreal, pois mexe com nossos sentimentos não só como profissional, mas também como pessoa. E a experiência no NAE e com o coreógrafo Anderson Couto unindo todo o grupo, fez com que nós crescêssemos, nos tornando pessoas melhores”, completou Miriam.

Inscrições NAE 2018

As inscrições para curso de artes oferecido pelas Secretarias Estaduais da Educação e Cultura e Turismo, por meio Teatro Arthur Azevedo, iniciam nesta terça-feira (19) na administração do Teatro Arthur Azevedo.

Podem participar alunos da rede pública de ensino com idade entre sete e 17 anos. Serão duas turmas: uma para alunos do ensino fundamental e outra turma para alunos de ensino médio.

Para realizar a matrícula os estudantes devem comparecer à administração do teatro com o responsável portando uma foto 3×4 e xerox de documento de identidade.As aulas acontecerão no Teatro Arthur Azevedo e os alunos participarão durante um ano de aulas de canto coral, teatro, piano, dança contemporânea e ballet clássico, tudo no turno matutino.

As inscrições encerram no dia 19 de janeiro e os testes para selecionar os alunos serão realizados nos dias 22 e 23 de janeiro no teatro. No dia 26 será divulgado o resultado dos selecionados para participar do projeto.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *