20 de junho de 2021

DNIT inicia reparos na Ponte do Estreito dos Mosquitos

 DNIT inicia reparos na Ponte do Estreito dos Mosquitos
Buraco causa transtornos a condutores de veículos (Foto: PRF/MA)

Na volta do último feriado de Sete de setembro vários condutores de veículos tiveram prejuízos ao passar na Ponte Marcelino Machado, mais conhecida como Ponte do Estreito dos Mosquitos.

Um buraco em cima da Ponte Marcelino Machado, que dá acesso à Ilha de São Luís, estava dando dor de cabeça a muitos usuários que se dirigiam para a capital maranhense. O buraco se formou a partir da degradação do concreto sobre a ponte, tornando-se perigoso por conta dos ferros à mostra, que furavam pneus, e dos “beiços” contundentes, que chegaram a rasgar pneu e a empenar aro de roda de veículo.

O momento mais crítico foi na volta do feriadão ocorrido no último final de semana, por conta do grande fluxo, quando facilmente se viam dois ou três automóveis trocando pneu no local. Os trabalhos de reparo na via foram iniciados nesta quinta-feira (14) e devem ser concluídos ainda hoje (15).

Reparo

O DNIT e a PRF se reuniram para traçar a melhor estratégia para o conserto, vez que em razão do local ser perigoso, por ser em declive, um remendo sobre concreto é diferente de um tapa buraco no asfalto. E a questão mais importante era exatamente a segurança dos trabalhadores e dos usuários da rodovia.

A princípio, cogitou-se bloquear a ponte por até três dias, a fim de se obter um melhor resultado, para isso o fluxo decrescente (quem entra na Ilha) seria desviado para a outra ponte. Mas depois, por conta da logística de sinalização a ser empregada, conclui-se pelo reparo sem a necessidade de bloqueio da Ponte Marcelino Machado.

Um pouco de história

Há dez anos a Ponte apresentou problemas estruturais e corria risco de cair. O DNIT chegou a interditar a mesma, ficando o acesso e saída da cidade pela ponte sobre a estrada de ferro Benedito Leite. Foram dias e meses de muito sofrimento para ludovicenses e maranhenses que precisavam entrar e sair da Ilha.
Na época, a Polícia Rodoviária Federal montou uma base móvel no local e fez o trabalho de orientação do trânsito naquele período.

A Ponte Marcelino Machado foi construída na década de 60. Até então, o acesso e saída de veículos de São Luís acontecia pela ponte da estrada de ferro Benedito Leite, construída na primeira metade do século passado.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *