23 de abril de 2021

Difusora AM migra para o FM e faz Capital AM renascer

 Difusora AM migra para o FM e faz Capital AM renascer
Diretores da Nova FM (Fotos: Divulgação)

O proverbio “morrer é renascer” que geralmente é usado em reflexões para retratar pessoas que se vão e que vem, seja pela morte e nascimento biológicos, pode ser usado perfeitamente para definir a Rádio Nova FM 93,1 que foi inaugurada nessa segunda-feira (17). A emissora nasceu da rádio Difusora AM 680 KHZ que completaria 63 anos no dia 29 de outubro, mas foi ceifada para o nascimento da nova estação.

A Difusora AM entrou para a história da radiodifusão maranhense como uma das primeiras emissoras do estado a migrar da faixa AM para FM. No entanto, seu legado não será marcado apenas pela mudança de frequência. Além de desaparecer do dial, os equipamentos da Difusora AM ainda vão continuar a pulsar nas ondas médias. É que os equipamentos da emissora foram doados para dar vida à rádio Capital AM, que deve voltar às atividades nas próximas semanas.

Fora do ar desde que foi alvo de um atentado no ano passado – o qual destruiu transmissores e a antena – a 1180 terá seu sinal restabelecido através de um gesto nobre do empresário Lobão Filho, que resolveu ceder os transmissores da antiga emissora para o veículo de comunicação do senador Roberto Rocha.

“É um gesto em favor da comunicação do Maranhão, garantindo a pluralidade da liberdade de imprensa e democratização do acesso à informação”, declarou Lobão Filho.

Para voltar ao ar, a direção da rádio Capital AM terá que fazer adequações no parque de transmissores da antiga Difusora, que fica instalado no bairro da Vila Nova e fazer a comunicação formal da mudança de endereço a Anatel.
A rádio Capital AM possui 71 anos de atividades e será uma das poucas a manter o sinal na faixa da AM no Maranhão.

QUALIDADE X DISTÂNCIA
A Nova FM surge do processo de migração das rádios AM para FM que vem ocorrendo em todo o Brasil. A 93,1 FM é sucessora da Poderosa Difusora AM 680 KHZ que ficou quase 63 anos no ar e fez história na comunicação do Maranhão, sendo a emissora mais ouvida do Maranhão por décadas.

Com a chegada da migração no Maranhão, quem ouvia rádio 24 horas pode ficar sem o sinal em alguns locais distantes. É o caso de ilhas na Litoral Ocidental Maranhense que só sintonizam a frequência AM. Com a troca do AM para o FM os amantes do rádio que vivem distante podem ficar carentes do rádio como única fonte de informações. Melhora a qualidade do som, mas diminui a distância alcançada.

Leia mais notícias em RadioNoticiaMaranhao.com.br e siga nossas páginas no Facebook, no YouTube e no Instagram. Envie informações à Redação do Rádio Notícia Maranhão por WhatsApp pelo telefone (98) 98770 3557.

0 Reviews