20 de junho de 2021

Deputado Othelino Neto assume presidência da ALEMA

 Deputado Othelino Neto assume presidência da ALEMA

Formado em Economia e Jornalismo, pós-graduado em Marketing Político, Othelino Neto (PCdoB) deu seus primeiros passos na política ainda adolescente, como líder de grêmio estudantil. Hoje, aos 42 anos, assume a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. (Foto: Reprodução)

Formado em Economia e Jornalismo, e pós-graduado em Marketing Político, Othelino Neto (PCdoB) deu seus primeiros passos na política ainda adolescente, como líder de grêmio estudantil. Hoje, aos 42 anos, assume a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. (Foto: Reprodução)

Devido a morte do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), quem irá assumir de forma automática e definitiva a Presidência da Alema é vice-presidente, o deputado Othelino Neto (PDdoC). Não haverá necessidade de posse.

Othelino Neto, que já cumpria o cargo de forma interina devido ao afastamento do presidente por causa do tratamento do câncer de intestino, agora assume o cargo para cumprimento do mandato do presidente Humberto, que terminaria no dia 31 de janeiro de 2019.

Mudanças na Mesa Diretora

A mudança automática na Mesa Diretora do órgão é amparada Projeto de Resolução Legislativa nº 049/2017, que altera as regras de substituição de cargos vagos na Mesa Diretora. Agora, só serão necessárias eleições para um novo quarto vice.

Até bem pouco tempo, essa promoção seria apenas de até 30 dias, para a convocação de nova eleição. No fim do ano passado, no entanto, o plenário da AL aprovou um projeto de resolução, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), determinando que, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o 1º vice-presidente, sem necessidade de nova eleição.

O 2º-vice presidente passa a ser o 1º-vice, e assim sucessivamente, fazendo-se eleição apenas para o cargo de 4º-vice-presidente.

Suplentes – Além da mudança na estrutura da Mesa, haverá também alterações em plenário.

Primeiro suplente da coligação “Todos pelo Maranhão 4” em 2014 – aliança que contava com PSB, PDT, PCdoB e PSDB – o também pedetista Rafael Leitoa assume definitivamente como deputado estadual.

Com isso, ocorre uma terceira modificação no Parlamento estadual: o segundo suplente da mesma coligação, deputado Fernando Furtado (PCdoB), volta ao mandato, enquanto o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) permanecer à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *