13 de maio de 2021

Criminosos utilizam Receita Federal para praticar golpes

 Criminosos utilizam Receita Federal para praticar golpes

Um novo golpe tem assustados contribuintes de todo o Brasil. O alvo dessa vez foi a Receita Federal (RF). De acordo com nota enviada à imprensa, a Receita Federal faz um alerta e informa que identificou que criminosos têm enviado cartas aos contribuintes, sendo essa uma nova mobilidade de golpe envolvendo o órgão.

Segundo o órgão, o golpe que está sendo realizado por correspondência (via postal), e não por e-mail, como é comum. A carta solicita que o contribuinte faça a regularização de dados cadastrais e informa um endereço eletrônico onde o mesmo deve atualizar seus dados, em especial as informações bancárias.

“Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado”, informou a RF em nota enviada à imprensa.

Cuidados

Para minimizar o número de vítimas de golpes deste tipo, a Receita orienta que, para consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, o contribuinte deve acessar o site oficial do órgão, sendo ele: idg.receita.fazenda.gov.br.

O contribuinte que por ventura realizar algum tipo de acesso no site que não é do órgão estará sujeito a vírus, malwares, e podem ter dados pessoais, bancários e fiscais roubados.

 

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal, ressaltou o órgão.

Carta enviada pelos criminosos (Foto: Divulgação)

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *