15 de junho de 2021

Corpo de Bombeiros e CEMAR intensificam vistoria em obras no Maranhão

 Corpo de Bombeiros e CEMAR intensificam vistoria em obras no Maranhão

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Preocupada em manter a segurança da população no Estado, Corpo de Bombeiros e Cemar se uniram em uma campanha que visa fiscalizar obras de reforma e ampliação, instalação de antenas, que oferecem risco de acidentes com a energia elétrica. Só este ano, o Corpo de Bombeiros já registrou mais de 180 ocorrências envolvendo fiação elétrica.

Intitulada Segundos de Vida, a campanha tem o intuito de levar à população informações para evitar acidentes com energia elétrica, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) alerta os consumidores quanto aos cuidados com este bem, que apesar do conforto que proporciona, requer muita atenção. Os técnicos de Segurança da Cemar e os oficiais do Corpo de Bombeiros atuarão na identificação de condições inseguras, prevenção e educação da população.

Além das vistorias, campanha consiste também na divulgação de vídeos em televisão e na internet, que contam através de relatos, baseados em fatos reais, as principais causas de acidentes com a rede elétrica e as medidas para evitar os acidentes, como realizar construções obedecendo a distância segura, instalar antenas e soltar pipas e papagaios próximos à rede de energia. 

O alerta que a campanha traz é importante, pois é exatamente na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontecem a maioria dos acidentes com eletricidade. De acordo com a Cemar, ao construir, ou reformar telhados, a população deve manter sempre uma distância segura da rede elétrica, que deve ser de no mínimo dois metros.

Outra dica que a Companhia dá também é que ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, que se tome cuidado para que nada toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica e, em caso de acidentes, não se deve chegar próximo de quem esteja recebendo a descarga de energia elétrica, ligue grátis no 116 (Cemar) e 193 (Bombeiros). O mesmo cuidado e atenção deve ser tomado durante a instalação de antenas de TV. 

Para o executivo de Segurança da Companhia, Francisco Ferreira, o mais importante é alertar à população sobre a preservação da vida. “A energia elétrica é muito importante nas nossas vidas, mas é necessário agir com cuidado ao manuseá-la para garantir a segurança e preservar a vida”, ressaltou Francisco Ferreira.

Por isso, além dos vídeos, a Cemar busca orientar a sociedade e diminuir os acidentes com eletricidade, e realiza, dentre outras atividades, palestras e ações sociais nas comunidades, empresas e obras; realiza constantes investimentos na rede de energia substituindo cabos convencionais por redes multiplexadas (que são mais seguras para a população e o meio ambiente); distribui material educativo durante o ano todo e realiza poda de vegetação na rede.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *