23 de abril de 2021

Coral maranhense embarca para cumprir turnê na Europa

 Coral maranhense embarca para cumprir turnê na Europa
(Foto: Divulgação)

Numa turnê internacional, que prevê apresentações em três países da Europa, o Coral São João mostrará, pela oitava vez, a rica produção cultural maranhense na turnê “Si le choeur vous en dit…”, que em português significa “Se tu tiveres vontade”, expressão que faz convite ao público para cantar com o coral. A viagem que conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está marcada para o próximo dia 29 e terá início por Paris.

“Estamos nessa missão musical de levar o nome do nosso Estado e da nossa cidade nessa turnê maravilhosa. Representaremos muito bem a nossa música popular maranhense, o nosso folclore, mas nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Maranhão que acreditou no nosso trabalho. A música é nossa bandeira”, destacou o regente do coral São João, Fernando Moucherek.

Com 40 músicas, o concerto musical tem duração de 50 minutos. O repertório é composto por grandes músicas do cancioneiro popular brasileiro imortalizadas nas vozes de Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda e outros intérpretes. Compositores maranhenses como João do Vale, Chico Saldanha e Mochel também serão reverenciados na turnê, que abre espaço ainda para o repertório sacro, com o padre José Maurício Nunes Garcia e Heitor Vila-Lobos.

“O coral São João é um dos mais expressivos e atuantes grupos de canto coral do Maranhão. Prestam homenagens a nossa cidade através da música, sempre levantando a bandeira da nossa cultura e cantando a música universal. O governo do Estado está feliz em ajudar a levar um pouco do Maranhão à Europa través do coral”, disse o secretario Diego Galdino.

Um dos momentos do espetáculo, que promete emocionar o público, será quando os integrantes do São João, voltarão ao palco vestidos com roupas características do bumba-meu-boi, para cantar músicas de uma das manifestações folclóricas mais ricas do Maranhão. “Este momento dedicamos só ao boi, cantando toadas de três sotaques: matraca, zabumba e orquestra”, destaca Mouchereck.

Na turnê participarão 35 pessoas do Coral São João, incluindo as solistas maranhenses Raissa Mohair e Patrícia Berto. Os coralistas serão acompanhados pelos músicos Arlindo Carvalho (percussão) e, Angélica Vieira (piano).

Viagem

O Coral São João vai a Paris no próximo domingo, dia 29, e no dia seguinte, à noite, se apresentará na Igreja Notre – Dame – du- Liban, um local de prestígio e imponência na capital francesa.  Dia 2, os artistas maranhenses farão um concerto na Sala dos Espelhos do Château de Versailles. No dia 3, o coral fará concerto privado a convite do grupo Les Musi’ Terriens.

Com os ingressos esgotados em Bruxelas, o coral se apresentará dia 5 de maio, com concerto na Maison Communale d’Uccle, com os corais Anaconda e Vox anima.

Em Liège, a apresentação será dia 6 de maio, durante Missa na Igreja de Sainte-Foy de Liège e na Igreja Sainte-Véronique com o Coral La Magnanarelle.

Em Luxemburgo, o concerto será  dia 9 de maio, na Catedral de Lintgen. O Coral São João é o convidado de honra da Prefeitura de Lintgen e da Associação Internacional “Cercle Camões”. Foram os padres franciscanos dessa igreja que desenharam , projetaram e executaram a construção da Catedral da Sé e do altar da Sé de São Luís.

A turnê se encerra dia 10 de maio, com concerto no Grand Palais Ducale de Luxemburgo.

0 Reviews