26 de julho de 2021

Consumidores terão 20% de descontos nas contas da Caema

 Consumidores terão 20% de descontos nas contas da Caema
(Foto: Reprodução)

Após ação movida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) dará descontos de 20% aos consumidores sem hidrômetros que foram prejudicados diretamente com a suspensão no abastecimento de água em São Luís, realizadas para a instalação da nova adutora do Sistema Italuís. O rompimento de uma peça do sistema, ocorrido no último sábado (09), agravou ainda mais os transtornos sofridos pelos consumidores.

Na última segunda-feira (11), a DPE solicitou informações sobre as causas da interrupção do serviço, que deixou mais de 600 mil pessoas sem o líquido nas torneiras por quase uma semana. Segundo a DPE, a Caema deverá dar mais detalhes acerca do repasse dos descontos. A direção da Caema deverá confirmar ainda que os descontos serão válidos apenas para as faturas do mês de janeiro. No mês seguinte, o desconto será retirado.

Além do desconto, a Defensoria ainda requisitou que o valor abatido seja expressamente exposto nas próximas faturas e que a companhia – ligada ao Governo do Maranhão – informe quantas unidades residências foram atingidas pela suspensão da água.

Os imóveis com o medidor de consumo será cobrado o valor na fatura obtido a partir da leitura do aparelho, feita por técnicos da companhia.

Entenda o caso

Instalação dos 19 km da nova adultora (Foto: Reprodução)

A suspensão no abastecimento de água teve início  no dia 06 de dezembro (quarta-feira) e retornaria gradualmente no sábado (09), mas foi informado pelo governo – de que os serviços foram concluídos 12 horas antes do prazo inicial. Entretanto, a pressão da água e um problema no “sistema Y” da estrutura foram fatores apontados pela direção da Caema para o rompimento. O abastecimento foi restabelecido apenas na segunda-feira (11) “de forma gradual”.

Segundo o governo, o corte de fornecimento do produto foi necessário para a finalização da montagem e ativação da nova estrutura da adutora, cujas obras começaram ainda na gestão anterior estadual.

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *