9 de maio de 2021

Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu neste fim de semana

 Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu neste fim de semana
Chuva de meteoros Orionídeos. (Foto: Observatório SLOOH)

Na madrugada deste domingo (22), os céus brasileiros se iluminarão com uma chuva de meteoros “especial”, fenômeno chamado pelos astrônomos de Orionídeos.O fato também ocorreu na madrugada deste sábado (21).

De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), os Orionídeos são formados por poeira e gelo que o cometa Halley deixa para trás em sua órbita.

Neste ano, a Lua não interferirá na observação da chuva de meteoros Orionídeos. Pois a Lua estará na fase Crescente, com pequena fração iluminada. Com isso, a Lua só clareará a atmosfera no início da noite, ou seja, fora do horário que é recomendado para a observação dos Orionídeos.

No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em todo o país. Durante o pico da chuva, poderão ser vistos entre 20 e 25 meteoros por hora. A recomendação é que a observação seja feita em locais com pouca luz artificial, como áreas rurais e isoladas.

Dicas e orientações para a observação da chuva de meteoros Orionídeos:

  • O melhor horário para observar as “estrelas cadentes” será entre as 2h e 3h da manhã, quando poderão ser vistas, em média, 20 e 25 meteoros por hora. Diferente de outras chuvas de meteoros, os  Orionídeos possuem uma atividade de máximo constante. O tempo nublado em algumas regiões do País pode atrapalhar e até impedir a visão do fenômeno.
  • É importante procurar um local escuro, ou preferencialmente estar afastado das luzes artificias dos centros urbanos. Assim, você evita o ofuscamento causado pela poluição luminosa (PL), a qual dificulta a observação dos meteoros no céu. O último pico da chuva de meteoros Orionídeos aconteceu em 2006. O fenômeno será transmitido ao vivo pelo Grupo de Astronomia de Pernambuco.
  • Ao observar a chuva de meteoros Orionídeos e avistar algum meteoro muito brilhante, você também pode enviar o meteoro que você observou através do link: Relate um Bólido: é legal e rápido! Leva aproximadamente um minuto! Assim, você colabora para o projeto de ciência cidadã divulgado através do link.

 

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *