3 de agosto de 2021

Casa do Maranhão recebe atividades da Semana da Consciência Negra

 Casa do Maranhão recebe atividades da Semana da Consciência Negra
(Foto: Divulgação)

A Casa do Maranhão realiza durante esta semana atividades socioculturais e educativas com a temática ‘Porões do passado, questões do presente’. A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado na segunda-feira (20), será realizada ao longo desta semana.

O evento tem como principal objetivo o fomento da educação patrimonial, a importância da igualdade de direitos sociais, econômicos e culturais evidenciando a cultura negra como algo forte, digno e altivo dentro deste contexto.

A semana visa conscientizar sobre as práticas nocivas do preconceito racial ou qualquer outro tipo, além de promover o senso crítico ante as atitudes geradas pelo preconceito diante da autoafirmação nos âmbitos da política, religião, estética e cultura.

O evento reúne ações como: rodas de conversas, bate-papo, apresentação de vídeos e teatro sobre temas de cunho político, social, religioso, estético, dentre outros, em alusão à cultura negra. As rodas de conversas serão feitas em formato de bate-papo de forma breve e sucinta sobre questões implícitas nos temas propostos com a intenção de criar um momento da interação de falas entre ouvintes e palestrantes, transformando-se em momento de reflexão e debate.

Entre os vídeos que serão exibidos estão apresentações de curtas, documentários ou filmes relacionados aos temas com a intervenção dos mediadores em prol de se criar também um debate sobre questões como preconceito, intolerância, identidade, etc. Já as intervenções teatrais serão formadas por interpretações dramáticas com fragmentos poéticos dos escritores: Cruz e Sousa, Castro Alves, Maria Firmina, Gonçalves Dias, entre outros contextualizados com o tema proposto, fazendo um paralelo do passado com a realidade atual.

Programação

(Manhã das 9h às 10h e tarde das 15h às 16h)

Terça-feira (21)

Exibição de Vídeos Educativos sobre a contribuição da cultura negra à formação da cultura brasileira. (manhã e tarde)

Quarta-feira (22)

Roda de Conversa em forma de bate-papo de 15 a 20 minutos de acordo como descrito na metodologia. (manhã e tarde)

Quinta-feira (23)

Roda de conversa (manhã)

Intervenção Artística Identidade Padronizada (tarde)

Sexta-feira (24)

Roda de conversa (manhã)

Intervenção Artística Porões do Passado Questões do Presente (tarde)

0 Reviews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *